A CEIA É APENAS LEMBRANÇA DE CRISTO?

1 — Creem alguns, que a ceia é só a memória póstuma do martírio de Cristo, inexistindo comunhão real com sua carne e sangue, apenas ligação emocional e retrospectiva com a lembrança do seu sacrifício.

2 — E sendo memória de fato passado, é a imaginação do sacrifício de Cristo, o qual já não mais existe no presente, senão na mente dos que na ceia recebem as espécies dos alimentos.1

3 — Se Cristo instituiu como memorial, o ato da mulher que lhe derramou perfume sobre seu corpo simbolizando sua morte,2 também teria  instituído a ceia para que não nos esqueçamos do seu doloroso martírio.

MAS EM CONTRÁRIO:

O CÁLICE DA BENÇÃO, NÃO É A COMUNHÃO DO SANGUE DE CRISTO? E O PÃO QUE PARTIMOS, NÃO É A COMUNHÃO DO CORPO DE CRISTO?” (I Coríntios 10, 16)

AQUELE QUE COME E BEBE SEM DISTINGUIR O CORPO DO SENHOR, COME E BEBE A SUA PRÓPRIA CONDENAÇÃO.” (I Coríntios 11. 29)

SOLUÇÃO:

Memória é a capacidade de conservar mentalmente informações sobre pessoas, fatos ou circunstâncias, sendo, pois, testemunho do que aconteceu ou está acontecendo.3  

Memória póstuma (mneuma) é a lembrança de acontecimentos passados, com os quais não mais interagimos, senão apenas os guardamos em nossa mente.

Já a memória atual (anamnésis) é rememorar algo que embora tenha acontecido no passado transcendeu no tempo, lançando-se na atualidade, cujos efeitos permanecem entre nós numa realidade com a qual interagimos e nos comunicamos, tal como uma semente lançada à terra no passado, que do fruto da árvore dela germinada será possível colher a mesma substância dessa semente no presente, e relançá-la ao solo, para que no futuro possa novamente gerar nova árvore, novos frutos com novas sementes, sendo estas, a memória atualizada da primeira, por trazê-la novamente à realidade.

Cristo disse que estaria conosco “até o fim dos tempos”, do que entendamos não apenas numa lembrança ou apenas espiritualmente, mas em carne e sangue,4 para ser adorado vivo e completo, em Divindade e humanidade, em Espírito e em Verdade,5  no que responde as questões.

1 —  Que a ceia do pão e vinho é a comunhão real com a carne e sangue de Cristo, não podemos duvidar diante das claras palavras do Apóstolo:

QUEM COMER DESTE PÃO, OU BEBER DO CÁLICE INDIGNAMENTE, SERÁ RÉU DO CORPO E DO SANGUE DO SENHOR. ” (I Coríntios 11, 27)

Ora, para ser réu do corpo e do sangue, há de haver o corpo e sangue enquanto realidades invisíveis, na realidade visível do pão e vinho, num memorial de CORPO PRESENTE, e não de lembrança passada. E, se não podemos duvidar do Apóstolo, dirá negar confiança as palavras do Cristo:

ISTO É MEU CORPO, ISTO É MEU SANGUE6

Ele não disse: —“Isto é apenas minha lembrança ou somente o meu espírito”.7

Ele não disse: —“Isto é apenas minha lembrança ou somente o meu espírito”.

Celebrar o sacramento da Ceia Eucarística, é ter na memória que o Corpo Místico de Cristo está entre nós, no vinho e no pão, pois, não se trata de cálice comum ou pão comum: “

A MESA DO SENHOR ESTÁ MANCHADA; O QUE NELA SE OFERECE É UM ALIMENTO COMUM.” (Malaquias 1, 12)

“HÁ NA MÃO DO SENHOR UMA TAÇA DE VINHO ESPUMANTE E AROMÁTICO. DELA DÁ DE BEBER. HÃO DE SORVÊ-LA OS ÍMPIOS TODOS DA TERRA.” (Salmo 74. 9)

“[…] SOBRE A MESA DOS PÃES DA PROPOSIÇÃO, O PÃO PERPÉTUO ESTARÁ SOBRE ELA.” (Números 7. 4)

2 —  Comunhão implica união entre idênticos, como na ceia, onde nossa humanidade se une à humanidade do Cristo.8

Não houvesse carne e sangue em realidade presente nas espécies do pão e vinho, não haveria comunhão, pois inexiste união com realidade passada, a qual já não existe.

Ora, a viúva não está unida ao marido pela lembrança sentimental ou mental do matrimônio. Tudo que Cristo é, fez e sofreu, participa da eternidade, transcende ao tempo e a todos.9

Por isso, a Eucaristia é a comunhão com o corpo e sangue, não como mera lembrança, e nem como simples comida, sendo memorial da realidade eterna, e sendo eterna, é atual, e sendo atual, podemos nos unir à ela, atualizando-a em nossas vidas, no SINAL10 da união da humanidade criada com a humanidade divinizada, tornando-as extraordinariamente unas num mesmo Corpo.

Comunhão com comida não nos trará comunhão com Cristo, para o perdão dos pecados e vida eterna.

3 —  A palavra grega —  mneuma,” que descreve o memorial que Cristo instituiu da mulher que lhe untou com perfume, equivalente a palavra “in memoriam,” no latim, lembrança de fato e pessoa que um dia deixaria de existir, tornando-se um passado distante, o qual não poderemos reviver, apenas recordar.11 

Todavia, na ceia, a palavra usada pelo evangelista —  anamnésis, para descrever o memorial da carne e sangue, presentes em realidade, equivalente a —  commemoriationem, no latim, a lembrança de acontecimentos passados, mas que não cessaram até o presente, existindo continuamente até a realidade do nosso tempo, a qual podemos revisitar e experimentar na atualidade, tal qual era no passado.12

Sobre isso, proclamou São Clemente,13 discípulo do Apóstolo Paulo:

TALVEZ DIGAS: NÃO VEJO APARÊNCIA DE SANGUE.  O PRÓPRIO CRISTO TESTEMUNHOU-NOS QUE RECEBEMOS SEU CORPO E SEU SANGUE. POR ACASO, DEVEMOS DUVIDAS DA FIDELIDADE DE SEU TESTEMUNHO? (Carta de Clemente, Papa Clemente I, o Romano, anos 35 a 100, aos Coríntios,  ano 96 DC)”

Os olhos da fé enxergam mais que os olhos da razão natural e dos sentidos, e por isso, não podemos buscar ver o corpo e sangue de Cristo, senão, pelo olhar da fé, na confiança no Jesus disse, como preanunciaram as profecias:

TOMARÁS UM NOVILHO E DOIS CARNEIROS SEM DEFEITO; PÃES SEM FERMENTO […]; AARÃO E SEUS FILHOS COMERÃO  SUA CARNE E O PÃO; E COM LIBAÇÃO DE VINHO ESTE SACRIFÍCIO SERÁ PERPÉTUO; E OFERECIDO EM TODAS AS GERAÇÕES FUTURAS, À ENTRADA DA TENDA DA REUNIÃO, DIANTE DO SENHOR, ONDE VIREI A VÓS, PARA FALAR CONTIGO.” (Êxodo 29. 2 a 40)

[…] O ESPÍRITO DA VERDADE QUE O MUNDO NÃO PODE ACOLHER PORQUE NÃO VÊ, NEM O CONHECE. VÓS CONHECEIS PORQUE PERMANECE CONVOSCO! EU VIREI A VÓS! O MUNDO NÃO ME VERÁ, MAS VÓS ME VEREIS PORQUE EU VIVO E VÓS VIVEREIS. NESSE DIA, COMPREENDEREIS QUE ESTOU EM MEU PAI, E VÓS EM MIM E EU EM VÓS.” (São João 14 20)

Mas se os olhos naturais impedem a visão da fé, desconsideremo-nos, pois como disse Jesus:

SE TEUS OLHOS TE FAZEM DESVIAR, ARRANCA-O, LANÇA-O FORA DE TI, POIS É MELHOR ENTRARES NA VIDA COM UM SÓ OLHO, OU TENDO DOIS E SERES LANÇADO NO FOGO DO INFERNO.” (São Mateus 18.9)

PÃO E VINHO SÃO VERDADEIRAMENTE CARNE E SANGUE?


1 Na ceia do Senhor, Cristo não é oferecido ao Pai, e não se faz presente de modo algum se faz em sacrifício real para remissão dos pecados dos vivos e mortos. (Confissão de Westminster. Art. 28, ano 1.643) Todavia, disse Cristo: – “Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia. Pois a minha carne é verdadeiramente uma comida e o meu sangue, verdadeiramente uma bebida.” (Jo 6. 53 e 55)

2 Derramando esse perfume em meu corpo, ela o fez em vista da minha sepultura […] Em toda parte onde for pregado este Evangelho pelo mundo inteiro, será contado em sua memória o que ela fez.” (São Mateus 26. 12 e 13)

3 Obras Aristotélicas. De Memoria. (Ed. Becker, ano 1.830, p. 499-453)

4 Tomai e comei. Isto é meu corpo; isto é meu sangue.” (São Mateus 26. 26-28); Porque onde estiverem dois ou três reunidos em meu Nome, eu estarei no meio deles. (São Mateus 18. 20); Eis que estou convosco todos os dias, até o fim dos tempos.” (Mt 28,20)

5 Mas vem a hora, e já chegou, em que os verdadeiros adoradores hão de adorar o Pai em espírito e verdade, e são esses adoradores que o Pai deseja.” (São João 4, 23)” Adorar Deus, no Espírito e em verdade, significa também adorá-lo na realidade da carne e sangue, e não na figura simbólica dos cordeiros e cabritos sacrificados, como era antes de Cristo, na lei mosaica, e na antiga adoração sionista.

6 Mt 26. 26-28.

7 Em sua obra “CONTRA AS HERESIAS”, ensinou Santo Irineu de Lyon (anos 120 à 220 DC): Este é o motivo que o Verbo de Deus se fez Homem; e o Filho de Deus, se fez filho de homem, para que o homem, unindo-se ao Verbo de Deus, recebendo a adoção se tornasse Filho de Deus. NUNCA PODERÍAMOS OBTER A INCORRUPÇÃO E A IMORTALIDADE, A NÃO SER NOS UNINDO A IMORTALIDADE E A INCORRUPÇÃO. E prossegue:  “Como poderíamos realizar essa União, sem que antes a incorrupção e a Imortalidade se tornassem o que somos, a fim de que O CORRUPTÍVEL FOSSE ABSORVIDO PELA INCORRUPÇÃO, E O MORTAL PELA IMORTALIDADE, e desse modo pudéssemos receber a adoção de filhos.(Livro III, p. 317)” – “Ele lhe dará o trono de Davi de forma tal que este Filho de Deus se tornaria homem, para que por sua vez, o homem se tornasse Filho de Deus. (p. 269)”— “Através da Encarnação do Verbo, DEUS RECAPITULA (reconstrói, reescreve) toda a descendência de Adão. A Igreja porém, espalhada por toda terra, iniciada pelos Apóstolos, perseverá firmemente numa única e idêntica fé em Deus e no seu Filho. (p. 292)”

8 Catecismo n. 1085.

9 Trabalhai, não pela comida que perece, mas pela que dura até a vida eterna, que o Filho do Homem vos dará. Pois nela Deus Pai imprimiu o seu sinal.” (São João 6, 27)” 

10 Derramando esse perfume em meu Corpo ela fez em vista da minha sepultura. Em verdade eu vos digo: Em toda parte, onde for pregado este Evangelho pelo mundo inteiro, SERÁ CONTADO EM SUA MEMÓRIA O QUE ELA FEZ. ” (São Mateus 26. 12 e 13) O texto em latim da vulgata, o versículo 13 está assim: men dico vobis ubicumque prædicatum fuerit hoc evangelium in toto mundo dicetur et quod hæc fecit IN MEMORIAM Ejus. No idioma grego koiné originário do Novo Testamento, lemos a palavra mneuma ou lembrança póstuma de fato extinto no passado: ἀμὴν λέγω ὑμῖν, ὅπου ἐὰν κηρυχθῇ τὸ εὐαγγέλιον τοῦτο ἐν ὅλῳ τῶ κόσμῳ, λαληθήσεται καὶ ὃ ἐποίησεν αὕτη εἰς μνημόσυνον αὐτῆς.”

11Tomou em seguida o pão e depois de ter dado graças, partiu-o e deu-lho, dizendo: ISTO É O MEU CORPO, que é dado por vós; FAZEI ISTO EM MEMÓRIA DE MIM. (São Lucas 22.19)”Na vulgata latina, temos este versículo da seguinte maneira: “et accepto pane gratias egit et fregit et dedit eis dicens hoc est corpus meum quod pro vobis datur hoc facite in meam COM MEMORATIONEM.“καὶ λαβὼν ἄρτον εὐχαριστήσας ἔκλασεν καὶ ἔδωκεν αὐτοῖς λέγων, τοῦτό ἐστιν τὸ σῶμά μου τὸ ὑπὲρ ὑμῶν διδόμενον· τοῦτο ποιεῖτε εἰς τὴν ἐμὴν ἀνάμνησιν.”

12 E a ti, fiel Sínzigo, também rogo que as ajudes, pois que trabalharam comigo no Evangelho, COM CLEMENTE e com os demais colaboradores meus, cujos nomes estão inscritos no livro da vida.” (Filipenses 4, 3)” 

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