1 – Parece que não convinha Maria permanecer sempre virgem, pois a virgindade se opõe a maternidade, sendo condições incompatíveis entre si.
2 – No mais, é natural do matrimônio os filhos, e assim, não haveria mal em conceber filhos de José, seu legítimo esposo.
3 – Além disso, é dito nas Escrituras: – crescei e multiplicai;1 função que incumbe as mulheres precipuamente, enquanto geratrizes de toda vida humana.
4 – Ademais, se Maria permaneceu sempre virgem, quem seria Tiago, José, Judas e Simão, citados nos Evangelhos como“irmãos”2 de Jesus?
5 – Soma-se, que José não a conheceu3 até dar à luz ao Cristo, do se que supõe que depois ele a tenha conhecido maritalmente.
6 – Por fim, Jesus é primogênito de Maria,4 do que se conclui o primeiro de uma prole, o que faz supor que Maria e José tiveram muitos outros filhos.
MAS EM CONTRÁRIO, profetizou-se sobre as dores de Maria aos pés da cruz:5
Ó FILHA DE MEU POVO, VESTE O SACO, REVOLVE-TE NAS CINZAS. COBRE-TE DE LUTO COMO SE FORA POR UM FILHO ÚNICO,E ECOEM TEUS AMARGOS GEMIDOS, PORQUANTO VAI CAIR DE REPENTE SOBRE NÓS O DEVASTADOR; (Jeremias 6, 26)
SOLUÇÃO:
As figuras de Eva, a virgem que Deus fez sem mancha e que se corrompeu; e Maria, a Virgem que Deus também fez sem mancha e se manteve fiel, estão entrelaçadas. Deus santificou o útero de Eva, fazendo dele seu santuário no qual ela e seu esposo gerariam filhos sem mácula, os quais povoariam o Paraíso e honrariam ao Criador, eternamente.
Por isso, “[…] DEUS OS ABENÇOOU, E DISSE-LHES: MULTIPLICAI-VOS, ENCHEI A TERRA. ” (Gênesis 1. 28)
Todavia, Eva não creu em Deus, mas confiou na serpente, e tomando do fruto que lhe havia dado, ocorreu que:
ESSE MANJAR SE CORROMPEU EM SEU VENTRE, E NAS ENTRANHAS SERÁ COMO VENENO DE COBRA.” (Jó 20:14)
Então, “[…] EIS QUE NASCI NA CULPA, MINHA MÃE ME CONCEBEU NO PECADO.” (Salmo 50, 3)
Assim, ao invés de conceber os santos para Deus, Eva concebeu os frutos da serpente na humanidade pecadora que gerou com Adão, profanando o santuário em seu ventre. E, se o pecado foi contra o ventre, a justiça também seria, do que contra a serpente se decretou:
“[…] MALDITA SERÁS, E SOBRE O TEU VENTRE RASTEJARÁS. ” (Gênesis 3. 14)
E em relação a mulher:
“[…] MULTIPLICAREI OS SOFRIMENTOS DE TEU PARTO; DARÁS A LUZ COM DORES. (Gênesis 3:16)
Se o pecado foi gerado no útero de Eva, a primeira virgem criada imaculada, mas que se corrompeu, Deus preservou o útero da segunda virgem imaculada, a qual permaneceu fiel, para gerar somente a humanidade santa do Cristo, da qual nos provém a salvação, para que fosse restaurado seu santuário na terra, outrora manchado pelo pecado de Eva.
Maria, a segunda virgem imaculada que Deus colocou na terra, confiou no seu Criador, dizendo o seu sim à maternidade sagrada, do que então:
“CRISTO NÃO ENTROU EM NENHUM SANTUÁRIO FEITO POR MÃOS HUMANAS, ” (Hebreus 9.24)
“SE POR UMA VIRGEM CAIU O GÊNERO HUMANO, ASSIM TAMBÉM POR OUTRA VEIO A SALVAÇÃO. COMO EVA FOI SEDUZIDA PELA FALA DE UM ANJO E SE AFASTOU DE DEUS, MARIA RECEBEU A BOA NOVA DE UM ANJO E TROUXE DEUS EM SEU VENTRE. UMA DEIXOU-SE SEDUZIR DE MODO A DESOBEDECER, MAS A OUTRA SE DEIXOU PERSUADOR A OBEDECER, PARA QUE DA VIRGEM EVA, A VIRGEM MARIA SE TORNASSE ADVOGADA. O GÊNERO HUMANO, QUE FORA SUBMETIDO À MORTE POR UMA VIRGEM, RECEBEU O LIBERTADOR POR MEIO DE OUTRA, E A ASTÚCIA DA SERPENTE VENDIA PELA SIMPLICIDADE DA POMBA. ” (IRINEU, Santo. Contra as Heresias. V, 19,1, p. 569 – Contra as Heresias, 1. Livro III, seção III, ano 130-220)
Nisso se responde as questões:
1 — Dentre todas as mulheres, apenas a Santíssima obteve a condição de MÃE e CASTA. Nela, a castidade não impediu a fecundidade, nem a fecundidade destruiu a virgindade. Cristo não veio ao mundo trazer ruptura a nenhuma carne, pois como adentrou num cômodo sem derrubar paredes, assim adentrou ao mundo sem romper as entranhas da sua mãe:
“ESTANDO TRANCADAS AS PORTAS, VEIO JESUS, PÔS-SE NO MEIO DELES.6(São João 20. 26)
Por isso, na maternidade Divina, virgindade e fecundidade NÃO se anulam, antes, coexistiram, e são santificadas, unindo-se num único elemento.
2 — Se o pecado foi gerado no útero da primeira virgem imaculada, Deus preservou o útero da segunda para gerar somente santidade e salvação, para que fosse restaurado o seu santuário, outrora nodoado pela desobediência de Eva.
Gerando filhos de José, o ventre de Maria geraria uma humanidade pecadora7, novamente manchando o santuário divino, fazendo a segunda Virgem regredir à condição da primeira, como mãe da humanidade pecadora. Por isso, apenas o Sagrado seria concebido no santuário sagrado de seu ventre:
“ELE ME RECONDUZIU AO PÓRTICO EXTERIOR DO SANTUÁRIO, O QUAL SE ACHAVA FECHADO. O SENHOR DISSE-ME: ESTE PÓRTICO FICARÁ FECHADO. NINGUÉM O ABRIRÁ, NINGUÉM AÍ PASSARÁ, PORQUE O SENHOR, DEUS DE ISRAEL, AÍ PASSOU, ELE PERMANECERÁ FECHADO. ” (Ezequiel 44. 1-3)
“QUEM É ESSE PORTÃO FECHADO SE NÃO FOR MARIA, A PORTA ATRAVÉS DA QUAL CRISTO ENTROU NESSE MUNDO?” (Santo Ambrósio. Da Virgindade Perpétua, 8:52 – ano + 397)
“PORQUE EVA, QUANDO AINDA ERA VIRGEM E INCORRUPTA, CONCEBENDO NA PALAVRA DA SERPENTE, DEU À LUZ A DESOBEDIÊNCIA E MORTE. MAS A VIRGEM E INCORRUPTA MARIA CONCEBEU POR FÉ E ALEGRIA QUANDO O ANJO GABRIEL LHE DEU A BOA NOTÍCIA DE QUE O ESPÍRITO DO SENHOR VIRIA SOBRE ELA.” (Diálogo com Trifão, 701ss. São Justino, mártir, anos 163)
3— A maternidade sacerdotal é superior a carnal. Por causa de CRISTO, Maria se torna a Matriarca da humanidade restaurada que ressuscitará, renascendo na carne e sangue do Cristo que fora concebido na carne e no sangue puro da Virgerm,8 formando Cristo e a humanidade que restaurou, um só Corpo:
“[…] NÓS, EMBORA MUITOS, FORMAMOS UM SÓ CORPO EM CRISTO, E CADA UM DE NÓS É MEMBRO UM DO OUTRO.” (Romanos 4, 5)
Maria é mãe do Corpo de Cristo completo, não apenas da cabeça, mas da cabeça e membros, sendo por isso Mãe da Igreja que é o CORPO DE CRISTO9 (Efésios 5. 23) tornando-se mãe de incontáveis filhos à partir do Apóstolo João, seu primeiro filho espiritual, na maternidade sagrada instituída de viva voz pelo próprio Cristo:
“MARIA NÃO TINHA OUTRO FILHO, MAS JESUS DIZ A SUA MÃE: MULHER, EIS AÍ TEU FILHO.” (Orígenes, anos 185-253, Comentários ao Evangelho de São João, Livro I par.6)
4 — Os que são apresentados nos Evangelhos como “irmãos” de Jesus, assim chamados TIAGO, JOSÉ, JUDAS E SIMÃO, são também apresentados como filhos de pais que não são nem a Virgem, nem José.
Era comum na cultura hebraica chamar de “irmãos” não apenas os consanguíneos, mas os parentes próximos, como tios, sobrinhos, primos ou também os amigos íntimos.
A história hebraica está repleta dessas situações, como Abraão que chamava Lot de irmão;10 e Labão assim também chamava Jacó, apesar de não serem irmãos sanguíneos. Tiago e José, ditos “irmãos” de Cristo, são na verdade os filhos da irmã de Maria, também chamada Maria, ou Maria de Cléofas, também conhecido como Alfeu:
“JUNTO À CRUZ DE JESUS ESTAVAM DE PÉ SUA MÃE, A IRMÃ DE SUA MÃE, MARIA, MULHER DE CLÉOFAS,“ (São João 19. 24)
Tiago, irmão de José, trata-se de São Tiago, o menor, um dos Apóstolos de Jesus que apesar de não crer nele no início, posteriormente se converte junto com um de seus primos (irmãos), chamado Judas ou Tadeu:
“ACHAVAM-SE ALI TAMBÉM UMAS MULHERES, OBSERVANDO DE LONGE, ENTRE AS QUAIS MARIA MADALENA, E MARIA, MÃE DETIAGO, O MENOR, E DE JOSÉ,” (São Marcos 15. 40)
“DOS OUTROS APÓSTOLOS NÃO VI MAIS NENHUM, A NÃO SER TIAGO, IRMÃO DO SENHOR.” (Gálatas 1, 19)
“JUDAS, SERVO DE JESUS CRISTO E IRMÃO DE TIAGO, aos eleitos bem-amados em Deus Pai e reservados para Jesus Cristo.” (São Judas 1. 1)
Sobre Simão não há registros, por ter sido um parente de Cristo sem muitas expressão social. Também os santos Apóstolos se tratavam como irmãos, costume comum entre todos os cristãos:
“COMUNICAI-O A TIAGO E AOS IRMÃOS”. (Atos 12, 17)”
5 — O verbo conhecer, no grego BÍBLICO (ginósckó) possui outros usos, como compreender, entender e se revelar. Ele é frequentemente usado para se referir ao aprendizado superior, virtuoso e revelador:
“PAI JUSTO, O MUNDO NÃO TE CONHECEU, MAS EU TE CONHECI,” (São João 17, 25)
Obviamente, não é de um conhecimento natural, carnal, que as letras sagradas falam em relação a Cristo e Deus Pai, e entre Deus e a humanidade.
Assim é também é em relação a José e Maria, um aprendizado que se localiza além da natureza humana, que desnuda a alma, sem precisar desnudar o corpo.
Como Cristo conhece as maravilhas do Pai, a José foi dado perceber as maravilhas que Cristo realizou em Maria ao coabitar com ela, na compreensão da esplendor da MATERNIDADE SAGRADA, o que era necessário para elevar e confirmar a fé de José no próprio Cristo, outrora, abalada pela desconfiança sobre a fidelidade de Maria.
Tanto, que ele cogitou abandoná-la em segredo, por suspeitar dela. (Mt 1.19). e, conhecendo-a totalmente em sua fidelidade como esposa, e, principalmente, como a Mãe do Salvador e Mãe de Deus. Só assim, lhe foi possível entender aquilo que o anjo em sonho só lhe revelou parcialmente, quando disse:
“E, PROJETANDO ELE ISTO, EIS QUE EM SONHO LHE APARECEU UM ANJO DO SENHOR, DIZENDO: JOSÉ, FILHO DE DAVI, NÃO TEMAS RECEBER A MARIA, TUA MULHER, PORQUE O QUE NELA ESTÁ SENDO GERADO É DO ESPÍRITO SANTO; E NÃO A CONHECEU ATÉ QUE DEU À LUZ A SEU FILHO, O PRIMOGÊNITO, E PÔS-LHE POR NOME JESUS.” (São Mateus 1: 20 e 25)
O verbo “conhecer” só cabe ser empregado como conhecimento sexual quando usado para descrever uma descendência gerada entre marido e mulher:
“Adão conheceu Eva, sua mulher, E ELA CONCEBEU E DEU À LUZ CAIM, (Gênesis 1. 4)
“CAIM CONHECEU SUA MULHER, E COM ELA CONCEBEU E DEU À LUZ A ENOC, (Gênesis 4. 17)
“ADÃO CONHECEU OUTRA VEZ SUA MULHER, E ESTA DEU À LUZ A SET,” (Gênesis 4.25)
Quando neste sentido, haverá sempre uma menção final do resultado do enlace sexual: “conheceu…. e gerou fulano; conheceu… e gerou sicrano; e conheceu novamente e gerou beltrano etc.
Mas em relação a Maria e José não há menção de prole após o verbo conhecer, o que implica que não era conhecimento sexual, pois não há neste versículo a descrição de filhos de José gerados em Maria após conhecê-la:
“E NÃO A CONHECEU ATÉ QUE DEU A LUZ SEU FILHO, O PRIMOGÊNITO; E PÔS-LHE O NOME JESUS. (São Mateus 1, 25)
6 — Na Lei Mosaica, nem todo primogênito era filho único, mas todo filho único era considerado primogênito,11 pois o conceito cultural da primogenitura não era do filho mais velho sucedido por irmãos, mas do que inaugurava o útero de sua mãe, independentemente dela ter que gerar outros filhos:
“EU TOMEI OS LEVITAS DENTRE OS FILHOS DE ISRAEL EMLUGAR DE TODO PRIMOGÊNITO, QUE ABRE O SEIO DE SUA MÃE ENTRE OS ISRAELITAS.” (Números 3, 12)
Por isso, com Jesus, seu filho único, já era considerado primogênito, após sua mãe lhe dar a luz: “ELA DEU À LUZ O SEU FILHO PRIMOGÊNITO, envolvendo-o com faixas,” (São Lucas 2. 7)
Além disso, Cristo ao nascer já recebe nas Escrituras, o Título de Primogênito, tanto de Deus, quanto da Mulher. Logo, Jesus, além de unigênito, é também o PRIMOGÊNITO de Deus Pai:
“ELE É A IMAGEM DO DEUS INVISÍVEL, O PRIMOGÊNITO de toda a Criação.” (Colossenses 1, 15)
“DEUS ENVIOU SEU FILHO ÚNICO AO MUNDO, PARA QUE POR ELE VIVAMOS. (I São João 4. 9)
Ora, o Primogênito e Unigênito do Pai, deveria também ser o Primogênito e Unigênito da Mãe, para que fosse reconhecido como sendo o único, tanto no céu, quanto na terra.
1Gn 9.7
2Não é este o filho do carpinteiro? Não é Maria sua mãe? Não são seus irmãos Tiago, José, Simão e Judas? (São Mateus 13, 55)”
4Lc 2.7
5Filha de Sião é como os profetas se referiam a Virgem Maria. Sião é a montanha dos sacrifícios antigos, o que seria o monte Calvário para o sacrifício novo. Por isso, foi profetizado sobre a gravidez da Virgem: “Solta gritos de alegria, filha de Sião! Solta gritos de júbilo, ó Israel! Alegra-te e rejubila-te de todo o teu coração, filha de Jerusalém! 15.O Senhor revogou a sentença pronunciada contra ti, e afastou o teu inimigo. O rei de Israel, que é o Senhor, está no meio de ti; não conhecerás mais a desgraça. (Sofonias 3)”
6Santo Tomás de Aquino. Suma Teológica. Livro IIIa. Questão 28. Da Virgindade da Santa Maria. art. 1º.
7Ao contrário da Virgem Maria, por causa de Cristo, São José não foi isentado do pecado original, e por isso, carregada em sua natureza adâmica a corrupção dos primeiros pais. https://igrejamilitante.com.br/index.php/se-a-mae-era-pecadora-o-filho-divino-precisou-ser-salvo/
8Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia.” (São João 6, 54)
9 Cristo é o chefe da Igreja, seu corpo, da qual ele é o Salvador. (Efésios 5, 23) “
10Lot era sobrinho de Abraão; Labão era tio e ao mesmo tempo sogro de Jacó. (Gênesis, 13. 8 e Gênesis 14.14)
11São Jerônimo. Da Perpétua Virgindade de Maria. Cap. II, anos 347-420.