1 – Aparentemente era desnecessário que o nascimento de Cristo fosse anunciado à Virgem por meio do anjo. Assim como os seres angelicais, profetas são mensageiros da vontade e dos atos Divinos, e se outrora anunciaram que Deus num futuro nos daria um Messias1, também poderiam revelar a chegada desse ao mundo.
2 – Recorda-se, ainda, que os anúncios da vinda do Filho de Deus ao mundo, sempre se deram por meio dos profetas, dos sacerdotes e reis de Israel,2 jamais pelos anjos.
MAS EM CONTRÁRIO:
DEUS NÃO FAZ, NÃO ORDENA, NÃO ORIENTA, NÃO REALIZA, NÃO TEM E NÃO TRAZ EM SI NADA DESNECESSÁRIO OU SEM PROPÓSITO.3
SOLUÇÃO:
O encontro de um anjo com uma virgem chamada Eva, na qual não se achava mácula, anunciou para o mundo a chegada da perdição, desamor, falsidade e morte.4
Já o encontro de outro anjo com uma Virgem chamada Maria, na qual também não se achava mácula, anunciou ao mundo o Caminho, o Amor, a Verdade e a Vida.5
Se o pecado surgiu do conluio entre o anjo mau e a primeira mulher, A REDENÇÃO, ALÉM DE SALVAR A HUMANIDADE, HAVERIA TAMBÉM DE REPARAR A DIGNIDADE DA NATUREZA ANGÉLICA, desonrada pelo anjo que anunciou a Eva que o mal era possível.
Por isso, outro anjo haveria de anunciar a Maria que a salvação se tornara realidade,6 no que se responde as questões.
1 – A NATUREZA ANGÉLICA DEU O CONHECIMENTO DO PECADO A EVA, COMO DEU CIÊNCIA A MARIA DA REALIDADE DA SALVAÇÃO.
E TANTO EVA, QUANTO MARIA, LIVREMENTE ACEIRARAM AS REALIDADES ANUNCIADOS PELOS ANJOS, QUAIS FORAM, A TRANSGRESSÃO E A REDENÇÃO, RESPECTIVAMENTE.
Eva, aceitando, tornou-se mãe do pecado7, e, portanto, mãe da humanidade condenada.
Maria, aceitando, tornou-se Bendita dentre todas as mulheres por tornar-se mãe da salvação8, por ser Mãe de toda humanidade que ressuscitará no sacrifício corporal do seu Filho Divino, humanidade esta, reunida num Corpo chamado Igreja.9
Assim, a anunciação a Maria haveria de ter sido realizada pelo anjo Gabriel, para que a dignidade dos anjos, outrora manchada pelo anjo que se mostrou em forma de serpente, fosse restaurada por meio de outro anjo que se apresentou num feixe de luz à Virgem Maria.
Por isso, Maria, a virgem imaculada criada por Deus na terra, era figura restaurada de Eva, a virgem imaculada criada por Deus no paraíso:
“COMO POR UMA VIRGEM CAIU O GÊNERO HUMANO, ASSIM VEIO TAMBÉM A SALVAÇÃO POR UMA OUTRA. Assim como EVA FOI SEDUZIDA PELA FALA DE UM ANJO E SE AFASTOU DE DEUS, transgredindo a sua palavra, MARIA RECEBEU A BOA NOVA DA BOCA DE UM ANJO, E TROUXE DEUS EM SEU VENTRE, obedecendo à sua palavra. UMA DEIXOU-SE SEDUZIR DE MODO A DESOBEDECER A DEUS; A OUTRA SE DEIXOU PERSUADIR A OBEDECER A DEUS, PARA QUE, DA VIRGEM EVA, A VIRGEM MARIA SE TORNASSE PATRONA; E ASSIM, O PECADO DO PRIMEIRO HOMEM FOI CURADO PELA CORREÇÃO DE CONDUTA DO PRIMOGÊNITO E A ESTÚCIA DA SERPENTE, VENCIDA PELA SIMPLICIDADE DA POMBA. POR TUDO ISSO, FORAM ROMPIDOS OS VÍNCULOS QUE NOS SUJEITAM À MORTE.” (IRINEU, Santo. Contra as Heresias. Livro V, 19,1, p. 569, anos 130-220)
2 – Há de se distinguir as proclamações de fato futuro chamadas profecias, das proclamações e anúncio de fatos em vias de acontecer.
Realmente, as profecias sobre a vinda do Messias foram dadas pelos lábios santos dos profetas, sacerdotes e reis.
Ocorre que, proclamar o nascimento de Cristo incumbia aos anjos, pelas razões acima expostas.
Confirma-se, isso, pelo fato de que a RESSURREIÇÃO de Cristo – que é uma espécie de RENASCIMENTO, pois ressuscitar é renascer para vida – fora anunciada as mulheres, por meio de anjos:
“ELE NÃO ESTÁ AQUI, RESSUSCITOU!10
De igual modo ao anjo Gabriel, anunciando a mulher, Maria, que ela conceberia, sendo então, a ressurreição, uma figura da própria anunciação.
1Como profetizado por Isaías: “Por isso, o próprio Senhor vos dará um sinal: UMA VIRGEM conceberá e DARÁ À LUZ UM FILHO, e o chamará ‘DEUS CONOSCO’. (Isaías 7, 14)”
2Como profetizou o rei Davi:”[…] de glória e honra o coroastes. Destes-lhe poder sobre as obras de vossas mãos, VÓS LHE SUBMETESTES TODO O UNIVERSO” (Salmo 8. 6)” […]vós o fizestes quase igual aos anjos, de glória e honra o coroastes.” (Salmo 8. 6)
3Conforme Boécio, a natureza de Deus é insuscetível de ter ou realizar acréscimos acidentais de coisas desnecessárias. Sendo PERFEITO, em Deus nada falta, e nada excede. Conforme ainda Santo Tomás de Aquino, na Suma Teológica, Q III, art. 6 Livro Ia parte – Se em Deus há acidentes.
4Gn 3. 17-19.
5“Eu sou o Caminho, a Verdade, a Vida. Ninguém vem ao Pai, senão por mim. (São João 14. 6)
6 E Maria disse: “Minha alma glorifica ao Senhor, meu espírito exulta de alegria em Deus, meu Salvador, (São Lucas 1. 46 e 47)
7“Adão pôs à sua mulher o nome de Eva, porque ela era a mãe de todos os viventes. (Gênesis 3, 20)”
8 Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre.” (São Lucas 1. 43)
9 Quando JESUS VIU SUA MÃE e perto dela o discípulo que amava, disse à sua mãe: “MULHER, EIS AÍ TEU FILHO”.”DEPOIS DISSE AO DISCÍPULO: “EIS AÍ TUA MÃE”. E dessa hora em diante o discípulo a recebeu como sua mãe.” (São João 19. 26 e 27) “Minha alma glorifica ao Senhor, meu espírito exulta de alegria em Deus, meu Salvador, porque olhou para sua pobre serva. Por isso, desde agora, me proclamarão bem-aventurada todas as gerações, porque realizou em mim maravilhas aquele que é poderoso e cujo nome é Santo.”(São Lucas 1. 47 e 49)
10 No primeiro dia da semana, de manhã bem cedo, as mulheres tomaram as especiarias aromáticas que haviam preparado e foram ao sepulcro. Encontraram removida a pedra do sepulcro, mas quando entraram, não encontraram o corpo do Senhor Jesus. Ficaram perplexas, sem saber o que fazer. De repente DOIS HOMENS COM ROUPAS QUE BRILHAVAM COMO A LUZ DO SOL COLOCARAM-SE AO LADO DELAS. Amedrontadas, as mulheres baixaram o rosto para o chão, e os homens lhes disseram: “Por que vocês estão procurando entre os mortos aquele que vive? ELE NÃO ESTÁ AQUI! RESSUSCITOU! Lembrem-se do que ele lhes disse, quando ainda estava com vocês na Galiléia. (São Lucas 24. 1-6)
O ANJO GABRIEL TAMBÉM REVELOU QUE EM MARIA NÃO HAVIA PECADO?