A FÉ PODE SUBSISTIR FORA DA BONDADE?

1 – Parece que a fé subsiste fora da bondade, pois aquilo que cremos, intelectualmente, necessariamente não há de ser aquilo que praticamos1.

2 – No mais, supõe-se que o ladrão da cruz fora salvo2 independentemente de qualquer ato de bondade ou justiça que tenha praticado.

4 – Por fim, dada imperfeição do ser humano, supõe-se que a bondade lhe seja uma virtude impossível.3

MAS EM CONTRÁRIO:

TUA FÉ, QUE COMPARTILHAS CONOSCO, SEJA ATUANTE E FAÇA CONHECER TODO O BEM QUE SE REALIZA ENTRE NÓS POR CAUSA DE CRISTO.(FIILEMÔN 1. 6) 

SOLUÇÃO:

O juízo de Deus não separará o indivíduo de sua história, razão porque a fé não pode ser separada das ações concretas da vivência humana:4

‘PORQUE TODOS DEVEMOS COMPARECER ANTE AO TRIBUNAL DE CRISTO, PARA QUE CADA UM RECEBA SEGUNDO O QUE TIVER FEITO POR MEIO DO CORPO, OU BEM, OU MAL.” (II Coríntios 5.10)

A fé nos torna partícipes da vida em Deus por intermédio de Jesus.5

Ora, impossível participar da vida Divina, sem participar das virtudes e do caráter divino:6

“PROCLAMAM QUE CONHECEM A DEUS, MAS NA PRÁTICA O RENEGAM, DETESTÁVEIS QUE SÃO, REBELDES E INCAPAZES DE QUALQUER BOA OBRA.” (Tito 1.16)

Não é possível ser cristão nas ideias e palavras, e, antagonicamente, inimigo do cristianismo nas ações e atitudes.

A FÉ ILUMINA AS RAÍZES MAIS PROFUNDAS DO NOSSO SER: PERMITE-NOS RECONHECER A FONTE DE BONDADE QUE ESTÁ NA ORIGEM DE TODAS AS COISAS, E CONFIRMA QUE NOSSA VIDA NÃO DERIVA DO NADA, NEM DO ACASO, MAS DE UMA CHAMADA PARA A PRÁTICA DE UM AMOR PESSOAL EM DEUS.’7 

Não se pode dizer fiel, se por atos, posturas e condutas, defende-se tudo que é contrário a própria fé, como a violência, ganância, tortura, intolerância religiosa e todo maldade que nos conduz a destruição, enquanto sociedade ou indivíduo.

‘A FÉ NASCE DO ENCONTRO COM O AMOR DE DEUS, QUE MOSTRA O SENTIDO DA BONDADE EM NOSSAS VIDAS. É ILUMINADA NA MEDIDA EM QUE SE TORNA CAMINHO PARA O EXERCÍCIO DA PLENITUDE DO AMOR.8

Todo autêntico cristão é, (ou deveria ser) por definição, a expressão do querer bem ao próximo, da caridade, da misericórdia e partilha.

A fé perfeita, moldada no amor Divino, não julga temerariamente; não faz acepção de pessoas; não rejeita os pobres e as minorias socialmente desamparadas; não convoca “guerras santas”; não conspira; não justifica roubos; não se coloca à venda para enriquecer seus mercadores; não trai; não mente; não mata; não maltrata; não difama; não coloca em seus seus fiéis a ideia de que são melhores e superiores as outros que não partilham da mesma fé; não se deleita na desgraça alheia; e nem se alegra na destruição do nosso semelhante.

Só a fé que tem a bondade em sua essência, nos capacita valorizar a importância das relações humanas.

Crer não nos afasta do mundo ou das pessoas,9 nem se alheia aos esforços para edificação de uma sociedade mais justa e de uma religiosidade nas quais verdadeiramente se acolha a imagem de Cristo.10

É o instrumento preparatório para um mundo onde o legado de Cristo seja bem aceito e frutifique em ações concretas.

Crer nos impõe a consecução proativas das ações de bondade pelas quais nos tornamos seus imitadores.11

Ora, a prática do ato de fé é o que diferencia o fiel do infiel:

O FIM DO MANDAMENTO É O AMOR, FRUTO DE UM CORAÇÃO PURO, DE UMA BOA CONSCIÊNCIA E DE UMA FÉ NÃO FINGIDA.’ (I TIMÓTEO 1.5)

Por isso, Deus identifica, mede e julga a fé por meio das nossas ações concretas, e não por nossas ideias ou por palavras que se diluem ao vento:

TU TENS FÉ, E EU TENHO OBRAS. MOSTRA-ME A TUA FÉ SEM OBRAS, E EU TE MOSTRAREI A MINHA FÉ PELAS MINHAS OBRAS.’ (SÃO TIAGO 2, 18)

‘E OS MORTOS FORAM JULGADOS, CONFORME O QUE ESTAVA ESCRITO NESSE LIVRO, SEGUNDO AS SUAS OBRAS.’ (Apocalipse 20. 11 a 15)

Se diz de perfeita e servível a fé, quando faz parte integrante da nossa realidade:

AQUELE QUE DIZ CONHECÊ-LO E NÃO GUARDA OS SEUS MANDAMENTOS É MENTIROSO E A VERDADE NÃO ESTÁ NELE.” (I São João 2,4)

Acreditar em Cristo é viver a busca pela bondade e perfeição, desvinculando-se, dia após dia, dos atos de maldade e defeitos com os quais não nos será permitida a comunhão com Deus, além de nos fazer inimigos dele.

Todo gesto, ato ou conduta que se opõe a fé a matará.

A fé, como fruto do Espírito Santo de Deus12 é indissociável da bondade:

PORQUE O FRUTO DO ESPÍRITO ESTÁ NA BONDADE, JUSTIÇA E VERDADE.’ (EFÉSIOS 5.9)

A fé nos impele buscar a Deus.

Sendo ele a Suma Bondade, a fé que ainda não se encontrou com a bondade, é porque antes de tudo não se encontrou com Deus.

E se não há bondade na fé, não há amor, e quem ama não conhece a Deus.

A bondade é o equilíbrio da fé.

É o que não permite que esta se corrompa nos prejudiciais excessos da imoderação, se transformando em fanatismo que é a expressão máxima da maldade religiosa, pois sobre a fé restou dito:

‘PENSE EM SI MESMO COM UM JULGAMENTO SÓBRIO, DE ACORDO COM A MEDIDA DA FÉ QUE DEUS LHE DEU.’ (Romanos 12. 3)

Se a fé não se faz presente na realidade cotidiana dos nossos atos e vivência, também não se faz presente em nossa alma, nem na boa consciência daquele que se diz fiel.

Assim, não passará de ilusão, um conceito abstrato e incapaz de converter e mover o indivíduo rumo ao progresso de sua relação com Deus, no que se responde as questões:

1 – A fé só pode existir partindo da comunhão concreta com os princípios e valores que se constituem na própria fé.

Consiste num consórcio permanente com a verdade na qual se crê.

É a confiança tão segura nessa verdade, a ponto de nos fazer querê-la em nossa realidade viva e concreta.

A verdade que a fé busca é participar do Sumo Bem que só existe no Deus revelado na face do seu Filho, Cristo13

E Deus é bondade porque é amor; e o amor é prático, não teórico:

“SE QUERES ENTRAR NA VIDA ETERNA, GUARDA OS MEUS MANDAMENTOS. (São Mateus 19.17)”

“MEU MANDAMENTO É ESTE: AMAI-VOS UNS AOS OUTROS, COMO EU VOS AMEI. SEREIS MEUS AMIGOS SE FIZERDES O QUE VOS MANDO. O QUE VOS MANDO É QUE VOS AMEIS UNS AOS OUTROS. (São João 15. 13, 14 e 17)”

Deste modo, a fé que confessa15 o amor Divino pelos lábios, há também de confessá-lo por ações concretas, senão a fé é fingida e fruto de hipocrisia.

‘CADA PALAVRA DE SEUS LÁBIOS É UM PECADO. (Salmo 58, 13)  

Deus é amor, e o amor é origem e sustentáculo de tudo, e deixar-se mover por este amor significa caminhar rumo à plenitude da comunhão com Deus:

‘ENQUANTO ME BENDIZEM COM OS LÁBIOS, AMALDICOAM-ME NO CORAÇÃO. (Salmos 61, 5) 

2 – Se diz do ato, como sendo toda ação humana capaz de transformar uma realidade preexistente em algo novo.

Neste sentido, o reconhecimento da culpa; a submissão à justiça de Deus; o arrependimento; a súplica por misericórdia e a defesa pública de um inocente que morre são atos concretos de contrição porque mudam uma realidade espiritual.

Levantar a voz para defender publicamente um inocente que é castigado injustamente é um ato concreto.

E tais, foram praticados por Dimas, o ladrão, que por causa de sua disposição em receber em si a bondade, logrou receber do Cristo crucificado a promessa de vida eterna.

Em sentido oposto, o outro malfeitor, que se manteve sem remorso e impenitente, para tentar obter a impunidade por seus delitos, tentou usar a fé para manipular Jesus:

‘UM DOS MALFEITORES, ALI CRUCIFICADOS, BLASFEMAVA CONTRA ELE: – SE ÉS O CRISTO, SALTE-TE A TI MESMO E A NÓS.

‘MAS O OUTRO O REPREENDE:

‘NEM SEQUER TEMES A DEUS, TU QUE SOFRES NO MESMO SUPLÍCIO? PARA NÓS ISSO É JUSTO. RECEBEMOS O QUE MERECENOS POR NOSSOS CRIMES. MAS ESTE NÃO FEZ MAL ALGUM. E ACRESCENTOU: 

JESUS, LEMBRA-TE DE MIM, QUANDO TIVERDES ENTRADO NO TEU REINO.

‘JESUS ENTÃO O RESPONDEU:

‘EM VERDADE TE DIGO: HOJE ESTARÁS COMIGO NO PARAÍSO.

Dois ladrões, duas ações e condutas opostas, e duas consequências distintas.

3 – Dada a corrupção do gênero humano, não apenas a bondade, mas também a própria fé seria para nós uma virtude impossível e impraticável.

Mas nem a fé, nem a bondade, estão no ser humano por mérito ou vontade próprio, senão, apenas por participação na natureza Divina.

Logo, se a fé nos é possível pela graça divina, possível também será a bondade:

‘EU SOU A VIDEIRA; E VOCES SÃO OS RAMOS. SE ALGUÉM PERMANECER EM MIM E EU NELE, ESSE DARÁ FRUTO; POIS ,SEM MIM, NÃO PODERÃO FAZER COISA ALGUMA.” (São João 15. 5)

 

SOMOS JUSTOS SOMENTE POR TERMOS FÉ?


 

1 CARTA A MELANCHTHON, ano 1.521. Obras de Lutero.

2 LC 23. 3-39

3O homem, como foi corrompido pela queda, E TUDO FAZ POR DEPRAVAÇÃO DE SUA NATUREZA, que não pode ser movido, nem impulsionado, SENÃO PARA O MAL. (CALVINO. João. cap. III, p. 63. As Institutas – Livro II)

4Assim como o corpo sem a alma é morto, também a fé sem obras é morta. (São Tiago 2, 26); Eis que venho em breve, e a MINHA RECOMPENSA ESTÁ COMIGO, PARA DAR A CASA UM CONFORME AS SUAS OBRAS. (Apocalipse, 22, 12) ‘De que aproveitará, irmãos, A ALGUÉM DIZER QUE TEM FÉ, SE NÃO TIVER OBRAS? Acaso ESTA FÉ PODERÁ SALVÁ-LO? (São Tiago 2.14)

5Sede contentes e agradecidos ao Pai, que VOS FEZ DIGNOS DE PARTICIPAR DA HERANÇA DOS SANTOS na luz. (Colossenses 1, 12)

6 SEDE, POIS, imitadores de Deus, como filhos muito amados. (Efésios 5, 1); Sede perfeitos, portanto, COMO É PERFEITO O VOSSO PAI celestial.(MT 5, 48); Sede misericordiosos, assim COMO O VOSSO PAI É MISERICORDIOSO. (Lucas 6,36); Sejam bondosos e compassivos uns com os outros, perdoando-se mutuamente, ASSIM COMO DEUS PERDOOU VOCÊS EM CRISTO.(Efésios 4,32); Para que vocês sejam irrepreensíveis e puros, filhos de Deus irrepreensíveis no meio de uma geração corrompida e perversa, na qual vocês brilham como luzes no mundo. (Filipenses 2,15)

7 ENCÍCLICA LUMEN FIDEI. FRANCISCO, Papa. 12 de julho de 2.013, em dialética, Parágrafo 11.

8 ENCÍCLICA LUMEN FIDEI. FRANCISCO, Papa. 12 de julho de 2.013, em dialética, Parágrafo 51.

9Na minha carta vos escrevi que não tivésseis familiaridade com os impudicos. Porém, NÃO ME REFERIA DE UM MODO ABSOLUTO a todos os impudicos deste mundo, os avarentos, os ladrões ou os idólatras, POIS NESTE CASO, DEVERÍEIS SAIR DESTE MUNDO. Mas eu simplesmente quis dizer-vos que não tenhais comunicação com aquele que, chamando-se irmão, é impuro, avarento, idólatra, difamador, beberrão, ladrão. Com tais indivíduos nem sequer deveis comer. (I Coríntios 5. 9, 19 e 11) 

10Ora, Deus criou o homem para a imortalidade, e o fez à imagem de sua própria natureza.* (Sabedoria 2, 23)

11ELE VEIO PARA OS SEUS, MAS OS SEUS NÃO O RECEBERAM. (São João 11,1)

12Deus criou o homem à sua imagem; criou-o à imagem de Deus, criou o homem e a mulher. (Gênesis 1, 27)

13  Se você confessar com a sua boca que Jesus é Senhor e crer em seu coração que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo. Pois, se você confessar com seus próprios lábios que Jesus Cristo é o seu Senhor, crendo do fundo do coração que Deus o levantou dentre os mortos, você será salvo. PORQUE É CRENDO DE CORAÇÃO QUE UM HOMEM SE TORNA RETO PARA COM DEUS. (Romanos 10. 9-10); Muitos dos que haviam acreditado vinham confessar e DECLARAR SUAS OBRAS. (Atos dos Apóstolos 19, 18); Por ele ofereçamos a Deus sem cessar sacrifícios de louvor, isto é, o fruto dos lábios que celebram o seu nome (Os 14,2). (Hebreus 13, 15)

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