1 – Parece que Jesus, sendo único mediador da vida eterna,1 deve ser tido também como único intercessor, posto que mediar equivaleria interceder.
2 – No mais, o seu sacrifício uniu céus e terra, destruindo os obstáculos que impediam o nosso, agora, livre acesso a Deus, do que resulta que podemos dialogar, suplicar, pedir e clamar a Deus de maneira direta e pessoal, sem precisarmos que intercedam em nosso favor.2
3 – Além disso, sendo mediador da Nova Aliança, sua mediação superior cancelou todas as formas de intercessão, as quais outrora, tínhamos uns pelos outros.
MAS EM CONTRÁRIO:
Abraão e Moisés intercediam a Deus em favor do povo na Antiga Aliança, tanto quanto os Apóstolos na Igreja da Nova Aliança, recomendaram que continuássemos intercedendo uns pelos outros:
“ABRAÃO INTERCEDEU JUNTO DE DEUS, QUE CUROU ABIMELEC, SUA MULHER E SUAS SERVAS, E DERAM NOVAMENTE À LUZ.” (Gênesis 20, 17)
“(…) O POVO VEIO A MOISÉS E DISSE-LHE: PECAMOS, MURMURANDO CONTRA O SENHOR E CONTRA TI. ROGA QUE O SENHOR AFASTE DE NÓS ESSAS SERPENTES. MOISÉS INTERCEDEU PELO POVO.” (Números 21, 7)
“ACIMA DE TUDO, RECOMENDO QUE SE FAÇAM PRECES, ORAÇÕES, SÚPLICAS POR TODOS OS HOMENS.” (I Timóteo 2, 1)
“COMO BONS DISPENSADORES DAS DIVERSAS GRAÇAS DE DEUS, CADA UM DE VÓS PONHA À DISPOSIÇÃO DOS OUTROS O DOM QUE RECEBEU.” (I São Pedro 4, 10)
“INTENSIFICAI AS VOSSAS INVOCAÇÕES E SÚPLICAS. ORAI EM TODA CIRCUNSTÂNCIA, PELO ESPÍRITO, NO QUAL PERSEVERAI EM INTENSA VIGÍLIA DE SÚPLICA POR TODOS OS CRISTÃOS.” (Efésios 6, 18)
“ORAI TAMBÉM POR NÓS. ” (Colossenses 4, 3)
SOLUÇÃO:
Mediar significa fazer ponte, sendo o Mediador, O ELO que liga pontos diametralmente opostos.
Por isso, Cristo é a única PONTE possível entre o céu e a terra; entre a Divindade e a humanidade, porque para alguém unir o céu e a terra, somente sendo do céu e da terra, assim como para unir a humanidade com Deus, somente sendo homem e Deus, no que se responde as questões.
1 – Num único Mediador existem duas formas de mediação.
Uma, é a que se faz para salvação, promovendo o reencontro de Deus com a humanidade, outrora perdida e condenada.
Outra, é a que se realiza para fortalecer os vínculos fraternais entre os membros do Corpo de Cristo chamado IGREJA, no amor a Deus, o qual manifesta-se no amor, cuidado, zelo e dedicação de uns para com outros.
Ser Mediador da salvação só incumbe a Cristo por si mesmo em sua HUMANIDADE3, e de modo personalíssimo, insubstituível e intransferível.
Só Ele é o Cordeiro digno de dar-se a morte, para que todos obtivessem direito à vida eterna.
Já a intercessão se faz em Cristo, mas por meio dos que estão unidos a Ele no céu ou na terra, tornando-os colaboradores do progresso dos que necessitam, a fim de que estes possam não apenas receber e desfrutar, mas também partilhar da dádiva que é o amor Divino e o amor fraternal.
Cristo faz a mediação da salvação pelos méritos próprios.
Os intercessores, por sua vez, membros do Corpo de Cristo, chamado IGREJA, intercedem por graça e bendições em favor outros e por terceiros pelos méritos de Cristo, contidos na salvação.
Os intercessores não fazem ponte entre Deus e os homens para salvação, mas agindo através da Ponte que já existe UNINDO CÉUS E TERRA que é Cristo, lhes é possível fazer com que das suas orações, súplicas e clamores se aproveitem os mais frágeis,4 ajudando-os no alcance das suas necessidades espirituais, materiais, e das virtudes indispensáveis ao crescimento da fé rumo ao amor, para que na comunhão, sejam todos um só em Cristo:
“COMO HÁ UM SÓ PÃO, NÓS, QUE EMBORA MUITOS, SOMOS UM SÓ CORPO5, POIS TODOS PARTICIPAMOS DE UM ÚNICO PÃO.” (I Coríntios 10. 17)
“DEVEMOS AJUDAR OS FRACOS, LEMBRANDO AS PALAVRAS DO PRÓPRIO SENHOR JESUS, QUE DISSE: ‘HÁ MAIOR FELICIDADE EM DAR DO QUE EM RECEBER.” (Atos 20. 35)
“PORQUANTO, ASSIM COMO O CORPO É UMA SÓ UNIDADE E POSSUI MUITOS MEMBROS, E TODOS OS MEMBROS DO CORPO, AINDA QUE MUITOS, CONSTITUEM UM SÓ ORGANISMO, ASSIM TAMBÉM OCORRE EM RELAÇÃO A CRISTO.” (I Coríntios 12. 12)
“ELE É A CABEÇA DO CORPO, DA IGREJA” (Colossenses 1. 18)
“(…) E QUE NÃO HAJA DISSENSÕES NO CORPO, E QUE OS MEMBROS TENHA O MESMO CUIDADO UNS PARA COM OS OUTROS.” (Coríntios 12, 25)
“(…) ASSIM TAMBÉM NÓS, EMBORA MUITOS, SOMOS UM SÓ CORPO EM CRISTO, E CADA MEMBRO ESTÁ LIGADO A TODOS OS OUTROS.” (Romanos 12. 5)
“VÓIS SOIS O CORPO DE CRISTO, E CADA PESSOA ENTRE VÓS, INDIVIDUALMENTE, É MEMBRO DESSE CORPO.” ( I Coríntios 12. 27)
É como um grande imã.
Pela mediação da salvação, somos atraídos e nos unidos a Cristo.
E unidos a Cristo, somos atraídos e nos unidos a todos aqueles que também estão em Cristo, para que cuidemos uns dos outros em comunhão de súplicas, orações e ações.
Isso é a intercessão.
2 – Nada impede que sozinhos possamos pedir, suplicar e clamar a Deus.
Todavia, é bom que não estejamos sós6 porque se um cair o outro, ou os outros ajudam a levantar.7
O Apóstolo que escreveu que temos livre acesso a Deus, no mesmo texto, também escreveu para que ninguém rezasse sozinho.
E quando enfrentava os inimigos da fé em sua viagens, pedia a Igreja que INTERCEDESSE A DEUS POR SUA PROTEÇÃO:
“ORAI POR MIM, PARA QUE ME SEJA DADO ANUNCIAR CORAJOSAMENTE OS MISTÉRIOS DO EVANGELHO.” (Efésios 6. 17 à 20)
Os membros do Corpo de Cristo, chamado IGREJA, recebem de Jesus o dom do Amor para partilhá-lo por meio da intercessão:
“(…) NENHUM DE NÓS VIVE EXCLUSIVAMENTE PARA SI, E NENHUM DE NÓS MORRA APENAS POR SI. SE VIVEMOS PARA O SENHOR, VIVEMOS; E SE MORREMOS, É PARA O SENHOR QUE MORREMOS.” (Romanos 18. 7-9)
Viver para Deus é viver para o amor de Deus; e vivendo o amor de Deus, vivemos também o amor ao próximo, no qual reside a imagem Divina.
POR ISSO, A COMUNHÃO TRIUNFA SOBRE A SINGULARIDADE; E O COLETIVO SOBRE O INDIVIDUALISMO, SENDO AS ORAÇÃO DE MUITOS, MELHOR E MAIS EFICAZ QUE A AORAÇÃO DE UM SÓ:
PEDRO ESTAVA DETIDO NO CÁRCERE, MAS A IGREJA REZAVA FERVOROSAMENTE A DEUS EM FAVOR DELE.” (Atos 12. 5)
A intercessão se dá na comunhão entre os membros do Corpo de Cristo na terra, mas principalmente entre os da terra e do céu, sendo os anjos, os guardiões das orações que os santos no paraíso encaminham ao Cordeiro de Deus:
“A FUMAÇA DOS PERFUMES SUBIU DA MÃO DO ANJO COM AS ORAÇÕES DOS SANTOS DIANTE DE DEUS.” (Apocalipse 8, 4)
3 – A mediação da cruz visa a salvação.
E a salvação visa, por meio da intercessão, que partilhemos o amor por meio daqueles nos quais Cristo vive, com os que dele precisam para viver.
Uma não excluiu a outra.
Pelo contrário, a intercessão é reflexo de algo maior que é a mediação da salvação.
O amor Divino não é para ser retido, mas partilhado.
E ninguém melhor para compartilhar esse amor, senão, aqueles que definitivamente já o tem, porquanto estão usufruindo da vida eterna.
A intercessão que havia antes de Cristo, após Ele vir ao mundo se intensificou, pois se os antigos pediam pela expectativa do Cristo que viria, os intercessores de agora pedem em Nome do Cristo que já veio, que está no meio de nós,8 no qual estamos ligados como membros de uma grande Família no Céu e na terra.
Se Deus ouviu as preces intercessores de Abel9 clamando justiça misericordiosa para seu algoz e irmão Caim antes de Cristo ver feito a obra da redenção, dirá agora que o débito da humanidade com Deus fora desfeito.
1 I Tm 2, 5.
2 Conforme o eterno propósito de Deus realizado em Cristo Jesus, nosso Senhor, por intermédio de quem temos livre acesso a Deus em plena confiança, pela fé na sua pessoa. (Efésios 3. 11)”
3 […] ele vos reconciliou PELA MORTE DE SEU CORPO HUMANO, para que vos possais apresentar santos, imaculados, irrepreensíveis aos olhos do Pai. (Colossenses 1, 22)”
4 FORTALECE AS MÃOS FRACAS E CONFIRMA OS JOELHOS FRACOS. (Isaías 35, 3)”
5 Porque há um só Deus e há um só mediador entre Deus e os homens: Jesus Cristo, HOMEM.” ( I Timóteo 2, 5)
6 Gênesis 2. 18.
7 Melhor é serem dois do que um, porque há melhor recompensa no trabalho de duas pessoas. Porquanto, se um cair, o outro levantará seu companheiro. Mas pobre do que estiver sozinho e cair, assim não haverá quem o ajude a se reerguer! (Eclesiastes 4. 9 e 10)
8 Aquele que crê em mim fará também as obras que eu faço,[…] qualquer coisa que me pedirdes, em meu nome, vo-lo farei.” (São João 14. 12 e 13); Eis que estarei convosco até o final dos tempos. (São Mateus 28. 20)
9 Pela fé Abel ofereceu a Deus um sacrifício bem superior ao de Caim, e mereceu ser chamado justo, porque Deus aceitou as suas ofertas. Graças a ela é que, apesar de sua morte, ele ainda fala.” (Hebreus 11, 4)” Jesus, o mediador da Nova Aliança, e do sangue da aspersão, que fala com mais eloquência que o sangue de Abel.” (Hebreus 12. 24)