1 – Parece que a fé subsiste fora da bondade, pois aquilo que cremos, intelectualmente, necessariamente não há de ser aquilo que praticamos1.
2 – No mais, supõe-se que o ladrão da cruz fora salvo2 independentemente de qualquer ato de bondade ou justiça que tenha praticado.
4 – Por fim, dada imperfeição do ser humano, supõe-se que a bondade lhe seja uma virtude impossível.3
MAS EM CONTRÁRIO:
TUA FÉ, QUE COMPARTILHAS CONOSCO, SEJA ATUANTE E FAÇA CONHECER TODO O BEM QUE SE REALIZA ENTRE NÓS POR CAUSA DE CRISTO.” (FIILEMÔN 1. 6)
SOLUÇÃO:
O juízo de Deus não separará o indivíduo de sua história, razão porque a fé não pode ser separada das ações concretas da vivência humana:4
‘PORQUE TODOS DEVEMOS COMPARECER ANTE AO TRIBUNAL DE CRISTO, PARA QUE CADA UM RECEBA SEGUNDO O QUE TIVER FEITO POR MEIO DO CORPO, OU BEM, OU MAL.” (II Coríntios 5.10)
A fé nos torna partícipes da vida em Deus por intermédio de Jesus.5
Ora, impossível participar da vida Divina, sem participar das virtudes e do caráter divino:6
“PROCLAMAM QUE CONHECEM A DEUS, MAS NA PRÁTICA O RENEGAM, DETESTÁVEIS QUE SÃO, REBELDES E INCAPAZES DE QUALQUER BOA OBRA.” (Tito 1.16)
Não é possível ser cristão nas ideias e palavras, e, antagonicamente, inimigo do cristianismo nas ações e atitudes.
‘A FÉ ILUMINA AS RAÍZES MAIS PROFUNDAS DO NOSSO SER: PERMITE-NOS RECONHECER A FONTE DE BONDADE QUE ESTÁ NA ORIGEM DE TODAS AS COISAS, E CONFIRMA QUE NOSSA VIDA NÃO DERIVA DO NADA, NEM DO ACASO, MAS DE UMA CHAMADA PARA A PRÁTICA DE UM AMOR PESSOAL EM DEUS.’7
Não se pode dizer fiel, se por atos, posturas e condutas, defende-se tudo que é contrário a própria fé, como a violência, ganância, tortura, intolerância religiosa e todo maldade que nos conduz a destruição, enquanto sociedade ou indivíduo.
‘A FÉ NASCE DO ENCONTRO COM O AMOR DE DEUS, QUE MOSTRA O SENTIDO DA BONDADE EM NOSSAS VIDAS. É ILUMINADA NA MEDIDA EM QUE SE TORNA CAMINHO PARA O EXERCÍCIO DA PLENITUDE DO AMOR.8
Todo autêntico cristão é, (ou deveria ser) por definição, a expressão do querer bem ao próximo, da caridade, da misericórdia e partilha.
A fé perfeita, moldada no amor Divino, não julga temerariamente; não faz acepção de pessoas; não rejeita os pobres e as minorias socialmente desamparadas; não convoca “guerras santas”; não conspira; não justifica roubos; não se coloca à venda para enriquecer seus mercadores; não trai; não mente; não mata; não maltrata; não difama; não coloca em seus seus fiéis a ideia de que são melhores e superiores as outros que não partilham da mesma fé; não se deleita na desgraça alheia; e nem se alegra na destruição do nosso semelhante.
Só a fé que tem a bondade em sua essência, nos capacita valorizar a importância das relações humanas.
Crer não nos afasta do mundo ou das pessoas,9 nem se alheia aos esforços para edificação de uma sociedade mais justa e de uma religiosidade nas quais verdadeiramente se acolha a imagem de Cristo.10
É o instrumento preparatório para um mundo onde o legado de Cristo seja bem aceito e frutifique em ações concretas.
Crer nos impõe a consecução proativas das ações de bondade pelas quais nos tornamos seus imitadores.11
Ora, a prática do ato de fé é o que diferencia o fiel do infiel:
O FIM DO MANDAMENTO É O AMOR, FRUTO DE UM CORAÇÃO PURO, DE UMA BOA CONSCIÊNCIA E DE UMA FÉ NÃO FINGIDA.’ (I TIMÓTEO 1.5)
Por isso, Deus identifica, mede e julga a fé por meio das nossas ações concretas, e não por nossas ideias ou por palavras que se diluem ao vento:
TU TENS FÉ, E EU TENHO OBRAS. MOSTRA-ME A TUA FÉ SEM OBRAS, E EU TE MOSTRAREI A MINHA FÉ PELAS MINHAS OBRAS.’ (SÃO TIAGO 2, 18)
‘E OS MORTOS FORAM JULGADOS, CONFORME O QUE ESTAVA ESCRITO NESSE LIVRO, SEGUNDO AS SUAS OBRAS.’ (Apocalipse 20. 11 a 15)
Se diz de perfeita e servível a fé, quando faz parte integrante da nossa realidade:
AQUELE QUE DIZ CONHECÊ-LO E NÃO GUARDA OS SEUS MANDAMENTOS É MENTIROSO E A VERDADE NÃO ESTÁ NELE.” (I São João 2,4)
Acreditar em Cristo é viver a busca pela bondade e perfeição, desvinculando-se, dia após dia, dos atos de maldade e defeitos com os quais não nos será permitida a comunhão com Deus, além de nos fazer inimigos dele.
Todo gesto, ato ou conduta que se opõe a fé a matará.
A fé, como fruto do Espírito Santo de Deus12 é indissociável da bondade:
PORQUE O FRUTO DO ESPÍRITO ESTÁ NA BONDADE, JUSTIÇA E VERDADE.’ (EFÉSIOS 5.9)
A fé nos impele buscar a Deus.
Sendo ele a Suma Bondade, a fé que ainda não se encontrou com a bondade, é porque antes de tudo não se encontrou com Deus.
E se não há bondade na fé, não há amor, e quem ama não conhece a Deus.
A bondade é o equilíbrio da fé.
É o que não permite que esta se corrompa nos prejudiciais excessos da imoderação, se transformando em fanatismo que é a expressão máxima da maldade religiosa, pois sobre a fé restou dito:
‘PENSE EM SI MESMO COM UM JULGAMENTO SÓBRIO, DE ACORDO COM A MEDIDA DA FÉ QUE DEUS LHE DEU.’ (Romanos 12. 3)
Se a fé não se faz presente na realidade cotidiana dos nossos atos e vivência, também não se faz presente em nossa alma, nem na boa consciência daquele que se diz fiel.
Assim, não passará de ilusão, um conceito abstrato e incapaz de converter e mover o indivíduo rumo ao progresso de sua relação com Deus, no que se responde as questões:
1 – A fé só pode existir partindo da comunhão concreta com os princípios e valores que se constituem na própria fé.
Consiste num consórcio permanente com a verdade na qual se crê.
É a confiança tão segura nessa verdade, a ponto de nos fazer querê-la em nossa realidade viva e concreta.
A verdade que a fé busca é participar do Sumo Bem que só existe no Deus revelado na face do seu Filho, Cristo13
E Deus é bondade porque é amor; e o amor é prático, não teórico:
“SE QUERES ENTRAR NA VIDA ETERNA, GUARDA OS MEUS MANDAMENTOS. (São Mateus 19.17)”
“MEU MANDAMENTO É ESTE: AMAI-VOS UNS AOS OUTROS, COMO EU VOS AMEI. SEREIS MEUS AMIGOS SE FIZERDES O QUE VOS MANDO. O QUE VOS MANDO É QUE VOS AMEIS UNS AOS OUTROS. (São João 15. 13, 14 e 17)”
Deste modo, a fé que confessa15 o amor Divino pelos lábios, há também de confessá-lo por ações concretas, senão a fé é fingida e fruto de hipocrisia.
‘CADA PALAVRA DE SEUS LÁBIOS É UM PECADO. (Salmo 58, 13)
Deus é amor, e o amor é origem e sustentáculo de tudo, e deixar-se mover por este amor significa caminhar rumo à plenitude da comunhão com Deus:
‘ENQUANTO ME BENDIZEM COM OS LÁBIOS, AMALDICOAM-ME NO CORAÇÃO. (Salmos 61, 5)
2 – Se diz do ato, como sendo toda ação humana capaz de transformar uma realidade preexistente em algo novo.
Neste sentido, o reconhecimento da culpa; a submissão à justiça de Deus; o arrependimento; a súplica por misericórdia e a defesa pública de um inocente que morre são atos concretos de contrição porque mudam uma realidade espiritual.
Levantar a voz para defender publicamente um inocente que é castigado injustamente é um ato concreto.
E tais, foram praticados por Dimas, o ladrão, que por causa de sua disposição em receber em si a bondade, logrou receber do Cristo crucificado a promessa de vida eterna.
Em sentido oposto, o outro malfeitor, que se manteve sem remorso e impenitente, para tentar obter a impunidade por seus delitos, tentou usar a fé para manipular Jesus:
‘UM DOS MALFEITORES, ALI CRUCIFICADOS, BLASFEMAVA CONTRA ELE: – SE ÉS O CRISTO, SALTE-TE A TI MESMO E A NÓS.
‘MAS O OUTRO O REPREENDE:
‘NEM SEQUER TEMES A DEUS, TU QUE SOFRES NO MESMO SUPLÍCIO? PARA NÓS ISSO É JUSTO. RECEBEMOS O QUE MERECENOS POR NOSSOS CRIMES. MAS ESTE NÃO FEZ MAL ALGUM. E ACRESCENTOU:
JESUS, LEMBRA-TE DE MIM, QUANDO TIVERDES ENTRADO NO TEU REINO.
‘JESUS ENTÃO O RESPONDEU:
‘EM VERDADE TE DIGO: HOJE ESTARÁS COMIGO NO PARAÍSO.
Dois ladrões, duas ações e condutas opostas, e duas consequências distintas.
3 – Dada a corrupção do gênero humano, não apenas a bondade, mas também a própria fé seria para nós uma virtude impossível e impraticável.
Mas nem a fé, nem a bondade, estão no ser humano por mérito ou vontade próprio, senão, apenas por participação na natureza Divina.
Logo, se a fé nos é possível pela graça divina, possível também será a bondade:
‘EU SOU A VIDEIRA; E VOCES SÃO OS RAMOS. SE ALGUÉM PERMANECER EM MIM E EU NELE, ESSE DARÁ FRUTO; POIS ,SEM MIM, NÃO PODERÃO FAZER COISA ALGUMA.” (São João 15. 5)
1 CARTA A MELANCHTHON, ano 1.521. Obras de Lutero.
2 LC 23. 3-39
3 ‘O homem, como foi corrompido pela queda, E TUDO FAZ POR DEPRAVAÇÃO DE SUA NATUREZA, que não pode ser movido, nem impulsionado, SENÃO PARA O MAL. (CALVINO. João. cap. III, p. 63. As Institutas – Livro II)
4 ‘Assim como o corpo sem a alma é morto, também a fé sem obras é morta. (São Tiago 2, 26); Eis que venho em breve, e a MINHA RECOMPENSA ESTÁ COMIGO, PARA DAR A CASA UM CONFORME AS SUAS OBRAS. (Apocalipse, 22, 12) ‘De que aproveitará, irmãos, A ALGUÉM DIZER QUE TEM FÉ, SE NÃO TIVER OBRAS? Acaso ESTA FÉ PODERÁ SALVÁ-LO? (São Tiago 2.14)
5 ‘Sede contentes e agradecidos ao Pai, que VOS FEZ DIGNOS DE PARTICIPAR DA HERANÇA DOS SANTOS na luz. (Colossenses 1, 12)
6 ‘SEDE, POIS, imitadores de Deus, como filhos muito amados. (Efésios 5, 1); Sede perfeitos, portanto, COMO É PERFEITO O VOSSO PAI celestial.(MT 5, 48); Sede misericordiosos, assim COMO O VOSSO PAI É MISERICORDIOSO. (Lucas 6,36); Sejam bondosos e compassivos uns com os outros, perdoando-se mutuamente, ASSIM COMO DEUS PERDOOU VOCÊS EM CRISTO.(Efésios 4,32); Para que vocês sejam irrepreensíveis e puros, filhos de Deus irrepreensíveis no meio de uma geração corrompida e perversa, na qual vocês brilham como luzes no mundo. (Filipenses 2,15)
7 ENCÍCLICA LUMEN FIDEI. FRANCISCO, Papa. 12 de julho de 2.013, em dialética, Parágrafo 11.
8 ENCÍCLICA LUMEN FIDEI. FRANCISCO, Papa. 12 de julho de 2.013, em dialética, Parágrafo 51.
9 ‘Na minha carta vos escrevi que não tivésseis familiaridade com os impudicos. Porém, NÃO ME REFERIA DE UM MODO ABSOLUTO a todos os impudicos deste mundo, os avarentos, os ladrões ou os idólatras, POIS NESTE CASO, DEVERÍEIS SAIR DESTE MUNDO. Mas eu simplesmente quis dizer-vos que não tenhais comunicação com aquele que, chamando-se irmão, é impuro, avarento, idólatra, difamador, beberrão, ladrão. Com tais indivíduos nem sequer deveis comer. (I Coríntios 5. 9, 19 e 11)
10 ‘Ora, Deus criou o homem para a imortalidade, e o fez à imagem de sua própria natureza.* (Sabedoria 2, 23)
11 ‘ELE VEIO PARA OS SEUS, MAS OS SEUS NÃO O RECEBERAM. (São João 11,1)
12 ‘Deus criou o homem à sua imagem; criou-o à imagem de Deus, criou o homem e a mulher. (Gênesis 1, 27)
13 Se você confessar com a sua boca que Jesus é Senhor e crer em seu coração que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo. Pois, se você confessar com seus próprios lábios que Jesus Cristo é o seu Senhor, crendo do fundo do coração que Deus o levantou dentre os mortos, você será salvo. PORQUE É CRENDO DE CORAÇÃO QUE UM HOMEM SE TORNA RETO PARA COM DEUS. (Romanos 10. 9-10); Muitos dos que haviam acreditado vinham confessar e DECLARAR SUAS OBRAS. (Atos dos Apóstolos 19, 18); Por ele ofereçamos a Deus sem cessar sacrifícios de louvor, isto é, o fruto dos lábios que celebram o seu nome (Os 14,2). (Hebreus 13, 15)