POR QUE SÓ PODE HAVER UM SÓ DEUS?

1 –  Por que há um só Deus, vez tudo no universo é mais de um: – mais de um sol, de um planeta, mais de uma galáxia,  de uma raça,  de um indivíduo, mais de uma espécie e mais de um gênero etc.

2 – No mais, a crença na existência de mais de um Deus – politeísmo, é mais antiga que num Deus único – monoteísmo,[1] concluindo que sendo a informação histórica mais antiga, em tese, a mais confiável, talvez não estivessem errados os antigos, quando acreditaram haver dezenas ou centenas de deuses.

3 – Além disso, se cada um deus, domina e rege apenas certa área do universo ou da vida das criaturas, como Netuno os mares; Ares a guerra e Eros o amor,[2] nada impede a coexistência de vários deuses ou entidades divinas regendo harmonicamente o mundo, como acreditava a civilização greco-romana, e, bem antes, as primeiras civilizações orientais.

4 – Por fim, parece que o cristianismo é também a religião de mais de um Deus, porque o Pai é Deus; o Filho é Deus; e também o Espírito Santo é Deus, conforme o Credo Niceno Católico, nos primeiros séculos depois de Cristo.

MAS EM CONTRÁRIO:

ENSINA A SAGRADA TRADIÇÃO APOSTÓLICA, QUE SÓ É DEUS SE FOR ONIPOTENTE, ONISCIENTE E ONIPRESENTE.[3]

SOLUÇÃO:

Ser Deus, é poder fazer tudo sem ser impedido; estar em todos os cantos, lugares e épocas sem ser contido; e ainda saber de tudo e sobre todas as coisas existentes ou mesmo inexistentes, nada podendo lhe escapar ou ser ocultado.

Ora, a sabedoria, o poder e a presença em plenitude só pode haver, se existir apenas um único Ser Divino.

Havendo mais de um deus, poderia um deles impedir o outro de realizar todas as coisas de modo pleno; negar-lhe acesso à ciência ou ao pensamento de qualquer outro ser, como também, negar-lhe acesso aonde quisesse ir, e nesse conflito de deuses, nenhum deles exerceria integralmente os atributos do poder supremo – TUDO POSSO; EM, TUDO ESTOU; TUDO TENHO, E TUDO SEI.

Logo, se ser Deus é ser onipresente, onisciente e onipotente.

E não haveria onisciência, onipotência e onipresença se houvesse mais de um Deus, pois cada ente divino limitaria os demais no poder, na ciência e na presença, vez que para ser Deus, como disse Damasceno, “[…] NÃO SE PODE SER LIMITADO POR NADA, NEM POR NINGUÉM, SEJA NO TEMPO, NO ESPAÇO OU NA VONTADE, [4] no que se responde as questões.

1 – A existência plural, na qual existem mais de um indivíduo ou coisas, é característica dos seres finitos e limitados.

O tempo, a deterioração e o desgaste da matéria corpórea, nega aos seres finitos a existência infinita neles mesmos,[5] razão porque, a recomposição da criatura extinta por outra idêntica se torna imprescindível para continuidade do gênero, espécie ou categoria.

Por consequência, todo ser finito é também limitado.

Havendo mais de um ser no universo, cada um ocupando o próprio espaço, e lutando por si mesmo, para continuar existindo, é certo que se limitam reciprocamente, assim como a presa é limitada pelo predador; o espaço limitado pelo corpo; o pensamento pela intimidade e o coletivo limitado pelo individual.

Mas isso não pode se aplicar à Divindade, cuja essência há de ser sempre infinita e ilimitada.

2 – Não é a antiguidade ou modernidade que define o que é verdadeiro, mas a verdade em si mesma, a qual, no caso da Verdade Divina, fora revelada no tempo certo, pois se assim não fosse, os antigos patriarcas e profetas teriam mais autoridade que Cristo que veio muito depois deles.

Deus, sendo a verdade perfeita e infalível, revelou-se no tempo certo, pois tudo tem seu momento.[6]

3 – Se existissem muitos deuses, sendo cada deus soberano em reger uma parte do universo ou da vida humana, o poder de atuação de cada um “deus” estaria restrito, uma vez que não poderia interferir na área de atuação dos outros “deuses”.

Assim, o “deus” da terra não poderia interferir no mar; e o “deus” do mar interferir na terra; e o “deus” do amor não poderia interferir na guerra; e o “deus” da guerra interferir no paz, e assim por diante.

Todavia, a sabedoria, a presença e o poder, é conforme a natureza de cada ser.

Ora, um ser infinito e ilimitado jamais poderia ter sua ciência, presença e poder restringido por outro ser infinito e ilimitado igual a ele, porque senão, nenhum deles seria realmente infinito, nem ilimitado, mas cada um contido pelo outro, num eventual conflito de vontades.

Assim, um deus deixaria de ser deus quando adentrasse na área de atuação do outro deus, e só começaria a ser “deus” quando atuasse em sua respectiva área.

Mas isso não é possível porque Deus É, em todas as partes, e em todas as situações, não tendo fim, nem começo, como explicou Damasceno:

[…] O DIVINO É PERFEITO E NADA LHE FALTA EM RELAÇÃO À SABEDORIA E PODER, E ELE É SEM COMEÇO, NEM FIM,” (São João Damasceno, anos 675-749. Demonstração da Fé Ortodoxa, Cap. 5. 1-5 Vol. I, II par.)

Logo, de nenhum deles, por causa do outro, se poderia dizer Deus, porque para ser Divino é necessário ter a plenitude do saber, da presença e do poder:

POR ISSO, O SER DE DEUS É POR SI SUBSISTENTE, E NÃO DEPENDENTE POR OUTRO SUJEITO”. (Suma Teológica. Livro Ia. Questão 7: Da infinidade de Deus. Art. 1º)

3 – Uma coisa é a personalidade; outra o ser ou sujeito que a possui. Num ser ou sujeito finito só pode haver uma única personalidade (persona) verdadeira.

Mas tal não se aplica ao ser infinito, onde mais de uma Pessoa pode habitar num único ser.

Além de infinito, o sujeito ou ser de Deus é também perfeito e onipotente, e pode agir ao mesmo tempo pelas três Pessoas que nele habitam, sem conflito, confusão, separação ou desarmonia.

NO MESMO SER DIVINO, DO QUAL SE DIZ O PAI, EXISTE UMA UNIDADE PERFEITA DE VONTADE, AÇÃO E PROPÓSITO COM AS PESSSOAS DO FILHO E DO ESPÍRITO SANTO.

Isso se dá, porque embora hajam três Pessoas, há um único sujeito ou sujeição no ser, cujas vontades, ações e propósitos são idênticos, sendo que a vontade, ação e propósito contidos no Pai, também estão presentes, simultaneamente, no Filho e no Espírito, razão pela qual, as três personalidades coexistem num mesmo, e único ser.

A mesma água pode, simultaneamente, ter partes em estado líquido, gasoso ou sólido, sem que estes estados deixem de ter a substância de água (H2o).

Todavia, o gelo chamamos gelo; água de água e vapor de vapor, pois cada um tem sua particularidade e função.

A situação, por metáfora, encontramos na Trindade, onde a mesma e única substância Divina, está no Pai, no Filho e também no Espírito, como ensinou Damasceno:

Eu estou no Pai e o Pai está em mim – Nenhuma diferença de vontade, de pensamento, de operação, de poder ou de qualquer outra perfeição, coisas que em nós produziria uma divisão real e total. É por isso que não dizemos que o Pai, o Filho e o Espírito Santo são três deuses, mas antes afirmamos um Deus único, a Santíssima Trindade, sendo que o Filho e o Espírito Santo se reportam à causa unida, sem que estejam misturados ou confundidos como pretendia a heresia de Sabélio. Pois eles estão unidos, como dissemos, não de maneira a serem confundidos, mas de modo a estarem um no outro. (São João Damasceno, Demonstração da Fé Ortodoxa, Cap. 5. 1-5 Vol. I) ”

Assim, o Filho é Deus no Pai e no Espírito Santo; o Espírito é Deus no Filho e no Pai, e o Pai é Deus no Filho e no Espírito.

Não são três entes ou seres, mas três Pessoas, num único ser.

COMO NUM ÚNICO DEUS PODE HAVER TRÊS PESSOAS?


[1] O Abraamismo, ou seja, a prática religiosa dada por Abraão aos seus descendentes, é a mais antiga fé puramente monoteísta que há registro. Houve nas religiões egípcias e persas, em alguns momentos, a crença no SER SUPREMO ou deus dos deuses, quando se tem vários deuses, mais há um deus superior a todos os outros. Na religião dos egípcios, o faraó Akhenaton declarou-se deus, maior que todos os outros deuses. No zoroastrismo persa, existe o deus do bem e do mal, como divindades superiores. Nenhuma dessas crenças é puramente monoteísta. (Aslan (2017). God: A Human History. New York: Random House. p. 92.)

[2] Deuses na Mitologia Greco-Romana. (cerca de 3.000 AC)

[3] Conforme o I Concílio de Nicéia, ano 365, devemos confessar só Deus, como onipotente sobre tudo, e todos: “Deus Todo-Poderoso e eterno> “omnipotens sempiterne Deus.”

[4] E ademais, como se poderá conservar o pleno poder se forem muitos? Com efeito, onde houver um, o outro não poderá existir. Como poderá o mundo ser governado por muitos, e, sobretudo, como escaparia ele da destruição, por pequena que fosse a desavença entre seus governantes? (São João Damasceno, Demonstração da Fé Ortodoxa, Cap. 5. 1-5 Vol. I)”

[5] É contrário à noção das coisas criadas ter a essência idêntica à existência (interminável), porque o ser por si subsistente, não é um ser criado. Por onde, é contrário à noção de coisa feita ser absolutamente infinita. (Suma Teológica. Livro Ia. Questão 7: Da infinidade de Deus. Art. 2º)

[6]Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.Tudo fez formoso em seu tempo; também pôs o mundo no coração do homem, sem que este possa descobrir a obra que Deus fez desde o princípio até ao fim. (Eclesiastes 3. 1 e 11)

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial