SE SANSÃO É UMA TIPOLOGIA DE CRISTO.

Sansão é uma tipologia de Cristo.
1 — Sansão teve seu nascimento anunciado por um anjo, do mesmo modo que Jesus:
“Havia um homem da tribo de Dan, cujo nome era Manoá e sua mulher; e o ANJO APARECEU A ESTA MULHER e disse-lhe: CONCEBERÁS E TERÁS UM FILHO,” (Juízes 13, 2 e 3)
“Entrando o ANJO disse-lhe: Ave cheia de Graça, o Senhor é contido. Eis que CONCEBERÁS E DARÁS A LUZ UM FILHO, e lhe porás o nome de Jesus. ” (São Lucas 1. 28 a 32)
2 — Tanto Jesus quanto Sansão foram concebidos por obra miraculosa:
A mãe de Sansão era estéril: “[…] e sua mulher, SENDO ESTÉRIL, não tinha filhos.” (Juízes 13.2 e 3)
Já a Mãe do Nosso Senhor, sendo virgem, engravidaria pelo poder do Espírito Santo: “Maria perguntou ao anjo: – Como se fará isso, POIS NÃO CONHEÇO HOMEM? Respondeu-lhe: – O ESPÍRITO SANTO DESCERÁ SOBRE TI, e a força do Altíssimo te envolverá com sua sombra.” (São Lucas 1. 34 e 35)
3 — Sansão fora instituído por Deus como juiz local para julgar o povo:
“Ele JULGOU a Israel por vinte anos.” (Juízes 16.30)
Cristo é o Juiz Universal que julgará o pecado de toda humanidade:
“Eu te conjuro a presença de Deus e de JESUS CRISTO, que HÁ DE JULGAR os vivos e os mortos, por sua aparição e por seu reino.” (II Timóteo 4.1)
4 — Sansão fora escolhido para livrar o povo hebreu da escravidão dos filisteus:
“Eis que conceberás, e terás um filho sobre cuja cabeça não passará navalha porque o menino será nazireu de Deus desde o ventre; e ELE COMEÇARÁ A LIVRAR ISRAEL das mãos dos filisteus. (Juízes 13.5)
Jesus fora concebido para nos livrar da escravidão do pecado:
“Comprazei-vos, Senhor, EM ME LIVRAR. Depressa, Senhor, vinde em meu auxílio.” (Salmos 39, 14)
5 — Sansão foi traído por quem ele confiou e amou, e que se valeu dessa confiança para entregá-lo aos seus inimigos:
“[…] afeiçoou de uma mulher cujo nome era Dalila […]; Disse ela: – COMO DIRÁS QUE TENS AMOR POR MIM E AINDA NÃO ME DECLARA EM QUE CONSISTE A SUA FORÇA? […] E ele descobriu todo o seu coração e lhe confessou seu segredo […] e VENDO, POIS, DALILA QUE JÁ DESCOBRIA SEU CORAÇÃO, mandou chamar os príncipes filisteus[…]” (Juízes 16. 14 a 20)
E do mesmo modo, Cristo fora traído por um de seus apóstolos, o qual com um beijo em sua face indicou aos soldados aquele que haveria de ser preso, torturado e morto:
O TRAIDOR lhes havia dado um sinal, dizendo: – aquele a quem eu beijar, esse é que é; prendei-o e o levai com segurança. Havendo chegado, aproximou-se de Jesus, E O BEIJOU. Eles puseram-lhe as mãos e prenderam-no.” (São Marcos 13.43 a 46)
6 — Como preço pela traição, tanto Sansão quanto Cristo tiveram a captura cotada em moedas de prata:
“Então os príncipes filisteus disseram: – Daremos, cada um de nós mil e cem MOEDAS DE PRATA.” (Juízes 16.5)
“Então Judas, o traidor, ao ver que Jesus fora condenado, sentiu remorso, e foi devolver as trinta MOEDAS DE PRATA.” (São Marcos 26. 3, 4 e 5)
7 — Sansão e Cristo foram entregues aos inimigos pelos líderes de seu próprio povo:
DESCEMOS PARA TE AMARRAR E TE ENTREGAR nas mãos dos filisteus.” (Juízes 15.12)
“Conduziram-no primeiro a Anás, por ser sogro de Caifás, que ERA O SUMO SACERDOTE daquele ano. (Mt 26,57-75; Mc 14,53-72; Lc 22,54-71)
8 — Sansão e Cristo foram expostos a humilhações e zombarias antes da morte:
“E estando eles de coração alegre, exclamaram: “MANDAI VIR SANSÃO PARA NOS DIVERTIR!”. Tiraram-no da prisão e Sansão teve que dançar diante deles. (Juízes 16, 25)
“E o entregarão aos pagãos PARA SER EXPOSTO ÀS SUAS ZOMBARIAS, açoitado e crucificado; mas ao terceiro dia ressuscitará”. (São Mateus 20, 19)”
9 — Sansão ofertou sua vida em sacrifício para libertar seu povo da escravidão dos reis opressores:
“E o cabelo de sua cabeça começou a crescer,” (Juízes 18, 23) “Então Sansão disse: – QUE MORRA SANSÃO com os filisteus. ” (Juízes 18.30)
Assim também Cristo deu-se por livre e espontânea vontade para libertar o mundo da opressão do do pecado:
“Eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo.” (São João 1.29) “Pai, em vossas mãos, ENTREGO O MEU ESPÍRITO. E DITO ISSO, EXPIROU.” (São Lucas 23, 46)
10 — Tanto Sansão quanto Jesus morreram sacrificados em posição de cruz, com os braços em riste, estendidos e abertos para os seus inimigos:
“Tiraram Sansão da prisão e o COLOCARAM ENTRE AS COLUNAS, Sansão disse: – Deixa que EU TOQUE AS COLUNAS QUE SUSTÊM O TEMPLO E QUE ME APÓIE NELAS. Abraçando então as duas colunas centrais sobre as quais repousava todo o edifício, PEGOU NUMA COM A MÃO DIREITA E NOUTRA COM A MÃO ESQUERIDA E GRITOU: “Morra eu com os filisteus!”. Dizendo isso, sacudiu com todas suas forças o edifício que ruiu sobre o povo reunido.” (Juízes 16. 26 a 30)
Deus antecipou na vida de Sansão certos acontecimentos e provações que Cristo haveria de experimentar no futuro, para que através de Sansão pudéssemos reconhecer o verdadeiro Messias, e por isso, como uma das mais antigas e nítidas prefigurações de Jesus, Sansão é citado como herói da fé. (Hebreus 11, 32)
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial