A CONSTRUÇÃO DA SALVAÇÃO DESDE O BATISMO.

1 – Muitos ensinam que o Batismo só é possível após o indivíduo aceitar Jesus1, do que se pode entender dessa expressão lacônica como “ alcançar a salvação.

2 – No mais, afirmam que batizamos por estarmos salvos, e não para nos salvarmos, vez que a salvação é obra de Cristo, e não do Batismo.2

3 – Por fim, afirmam que o Batismo é só uma espécie de manifestação pública da fé, razão porque ninguém pode ser batizado se não tiver realmente alcançado a salvação em Cristo.

OS MEIOS ESTÃO A SERVIÇO DOS FINS, SENDO ACESSÓRIOS DESTES, COMO O PONTO DE PARTIDA E A CAMINHADA ESTÃO A SERVIÇO DO MAIS IMPORTANTE QUE É A CHEGADA. E ASSIM É O BATISMO, UM MEIO QUE NOS CONDUZ AO FIM QUE É CRISTO.

Os que ensinam que há de se alcançar o estado da salvação para só após batizar, ensinam contra as Escrituras, pois Cristo não é meio para o Batismo, nem para qualquer outra coisa, “PORQUE DELE E POR ELE, E PARA ELE SÃO TODAS AS COISAS. ” (Romanos 11. 36), porque “TUDO FEZ O SENHOR PARA SEU FIM. ” (Provérbios 16. 4), no que se responde as questões acima.

1 – Do mesmo modo que não se espera um doente sarar para só então receber o remédio, não se recebe Cristo para batizar, mas batizamos para recebê-lo, pois o fim é sempre superior ao meio.

Além disso, para recebê-lo, primeiramente, há de se nascer dele, o que só ocorre quando recebemos o sacramento das águas.

A vida natural imita a vida espiritual, e desse modo, quem nasce pelos pais terrenos deve também nascer pelo Pai Celestial, e só há novo nascimento pelo Batismo, que inaugura a vida espiritual, para que possamos produzir os frutos necessários ao progresso da fé rumo à caridade, para que atingindo a beatitude e remissão dos pecados ao término da jornada da vida, possamos encontrar e contemplar Deus em seu reino eterno3:

ACHEGUEMOS A ELE COM O CORAÇÃO SINCERO, COM PLENA FIRMEZA DA FÉ, O MAIS ÍNTIMO DA ALMA, ISENTO DE TODA MÁCULA E PECADO E O CORPO LAVADO COM ÁGUA PURIFICADORA.” (Hebreus 10, 22)

2 – Não é uma coisa o Batismo e outra Cristo, pois o sacramento da água é um sinal material da humanidade redentora do próprio Cristo onipresente entre nós4, a qual nos une ao seu sacrifício na cruz para morrermos como ele, e nele, a fim de que também possamos com ele, e nele, ressuscitar.5

Só há Batismo em Cristo, e não há Batismo sem Cristo, razão porque, se o Batismo retira sua eficácia de Cristo, recebemos Cristo no Batismo para que alcancemos a salvação6, e como diz a Escritura, todos que foram batizados, foram batizados em sua morte para que pudessem usufruir da sua ressurreição7.

Por isso, a Igreja mantém-se fiel ao ensino recebido dos santos Apóstolos:

ELE NOS SALVOU MEDIANTE O BATISMO DE REGENERAÇÃO E RENOVAÇÃO PELO ESPÍRITO SANTO. (Tito 3, 5)”

3 – O Batismo é só um8, mas as manifestações públicas da fé por atos, pensamentos e palavras, devem ser muitas, e contínuas durante toda vida.

Sendo o Batismo, a conformação da nossa natureza à morte de Cristo, e se Cristo morreu uma só vez, por óbvio que só pode haver um só Batismo.9

Logo, se o Batismo fosse apenas uma manifestação de fé, tornar-se-ia inútil se substituído por outras formas de manifestamos publicamente nossa fé, podendo até mesmo ser repetido inúmeras vezes, o que não se admite numa ou outra hipótese.

Por fim, o juízo da salvação só cabe a Deus, após a morte do indivíduo, razão porque, a depender desse critério ninguém poderia batizar ou ser batizado, pois somente a Deus seria dado saber se a pessoa se encontre ou não em estado de salvação eterna.

1  Para os que vieram do “anabatismo”, o Batismo só pode ser recebido por aquele que atingiu a chamada “plenitude” da fé, da obediência a Deus. (Declaração da Fé Batista, ano 1.689, Londres. Cap. 29, ítem 2) Todavia, isso é algo que só podemos atingir na vida contemplativa com Deus no céu, após o juízo final.

2  O Batismo seria apenas ato simbólico, não tendo nenhum efeito no plano da salvação. (Declaração da Fé Batista, ano 1.689, Londres. Cap. 29, iten 1)

3  Quem não NASCER DE NOVO NÃO PODERÁ VER O REINO DE DEUS; (Jo 3.4) “Quem não RENASCER da ÁGUA e do Espírito não poderá entrar no reino de Deus. (Jo 3, 5)”

4  Ei-lo Jesus, AQUELE QUE VEIO PELA ÁGUA.” (I Jo 5.6) “[…] fostes batizados, fostes revestidos de Cristo. (Gálatas 3, 20)”

5  Ou ignorais que todos os que fomos batizados em Jesus Cristo, fomos batizados na sua morte? 4.Fomos, pois, sepultados com ele na sua morte pelo batismo para que, como Cristo ressurgiu dos mortos pela glória do Pai, assim nós também vivamos uma vida nova.* 5.Se fomos feitos o mesmo ser com ele por uma morte semelhante à sua, o seremos igualmente por uma comum ressurreição.” (Romanos 6. 3-6)

6 Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado. (São Marcos 16, 16)”

7 Ora, se morremos com Cristo, cremos que viveremos também com ele,” (Romanos 6. 8)

8 Efésios 4. 5

9 Se participamos da morte e da sepultura de Cristo pelo Batismo, bem mais da ressurreição e da vida. A morte de Cristo é corporal, e a nossa é no pecado do corpo.” (Homilia sobre a Carta aos Romanos. CRISÓSTOMO. São João, p. 106, anos 347-407)

PODEMOS AFIRMAR NOSSA SALVAÇÃO?