POR QUE DEUS NOS AMA?

1 – Parece que não há no indivíduo nada digno que mereça o amor de Deus, porque se depois de tanta transgressão, a humanidade tornou-se má, o que então nos torna ainda passíveis do amor Divino?

2 – No mais, se amamos pelos meritórios do ser amado, e mérito implica merecimento, Deus não poderia amar aquilo que por ausência de bondade, virtude e perfeição desmerece ao seu Santíssimo Amor.

3 – Soma-se, que sendo Deus amor e bondade, é certo que abomina o mal, tanto quanto abomina o maldoso que à malícia voluntariamente adere, como está escrito, “[…] vós não sois um Deus que se agrade do mal; o mal não poderia morar junto de vós; detestais a todos que praticam o mal.” (Salmo 5. 5, 6 e 7)

4 – Além disso, todo aquele que ama, busca se unir ao ser amado, do que se conclui que não há humanidade corrompida algo que crie em Deus o desejo de se unir à ela, como diz a Escritura “[…] longe do todo poderoso está a iniquidade., (Jó 34, 10)

AMASTES TODAS AS COISAS QUE CRIASTES COM A TUA PALAVRA. (Sabedoria 9, 1)

Sendo Deus o AMOR PERSONIFICADO, admitamos que de modo geral ele ama toda humanidade.

O ato de amar pressupõe o máximo bem-querer ao ser amado, e o fato do Criador ter revelado que nos deseja eternamente ao seu lado em felicidade, sem tristezas, dores, perdas, morte, prantos ou ódio, usufruindo da plenitude de sua beleza e bondade já provaria esse Amor.

Todo amor implica união com o ser amado, e tal é o princípio da comunhão com Deus1.

Ensinou São Francisco de Sales, que:

[…] SE HOUVESSE UM INFINITO AMOR COM O QUAL NÃO NOS UNÍSSEMOS, NÃO AMARÍAMOS, PORQUE O AMOR É PERFEITO E PLENO AQUELES QUE SE AMAM.2. ”

Ninguém deseja a infelicidade de quem ama, pois o verdadeiro Amor “[…] visa o bem geral e absoluto.3

Para demonstrar esse Amor é que Deus, regredindo à nossa condição, ofertou-se para que o caminho da Bem-Aventurança eterna, outrora fechado por nossas transgressões, nos pudesse ser reaberto.

Ofertou-se, em sacrifício desonroso, na cruz, porque a virtude do amor é renunciar, dar-se completamente em favor do ser amado, como na escassez de comida, quando um pai deixa de comer para que seus filhos possam se alimentar, no que se responde as questões.

1 – Deus ama o ser humano porque neste repousa a sua imagem. (Gn 5. 1), e o amor incondicional de Deus não pode estar dissociado do seu reflexo, que em nós cultivamos pela fé, mediante a caridade.

Todo amor se expressa em beleza, posto ser bela toda imagem de Deus:

“O ESCULTOR DESBASTA A IMAGEM COM O CINZEL, MEDE-A COM COMPASSO; DÁ-LHE FORMA HUMANA, FÁ-LA UM BELO TIPO DE HOMEM, PARA COLOCÁ-LA NUMA CASA.” (Isaías 44, 13)”

Em sua essência puramente animal, nenhum homem é bom por sua própria bondade.

Deus ama no ser humano a imagem que vê de si mesmo.

Compreendendo que Deus ama exclusivamente sua imagem que está em nós, quanto mais nítida e reluzente essa imagem, mais intenso será esse amor, do qual é dito pelo Apóstolo para sermos imitação de Cristo, que é a imagem perfeita do Pai,4 para que o amor de Deus nos alcance e recline sobre nós de modo ativo e profundo.

2 – Sendo Deus, o Amor personificado, de certo que NÃO podemos encontrar amor e bondade fora dele, porque apenas o Amor tem mérito suficiente para amar e ser amado, razão pela qual só nos é possível amar em Deus e sermos amados nele, porquanto em todo universo, só Deus é verdadeiramente digno de amar e ser amado.

E como disse Boécio:

SÓ DEUS É AMOR E BONDADE EM ESSÊNCIA, SENDO QUE OS DEMAIS SERES SÃO BONS POR PARTICIPAÇÃO NELE.5

E Aquino:

“A BONDADE OU MÉRITO DA CRIATURA NÃO É A SUA ESSÊNCIA, MAS ALGO ACRESCENTADO.6

Quanto mais Deus vê em nós sua imagem nitidamente refletiva, mais ele amo o que vê, e mais meritório é o seu amor, e desse modo, somos por ele mais amados.

3 – A busca pela perfeição faz com que a imagem de Deus em cada indivíduo se mostre mais visível, e se a malícia nos separa de Deus, ofuscando em nós a sua imagem Divina, o antídoto é a bondade, que nos restabelece o reflexo de Deus.

A maldade nos esconde do ser Divino: “Minha carne se cobre de podridão e de imundície. (Jó 7, 5)”

O caminho da  caridade, que traz o abandono e detestação ao pecado, deixa Deus mais evidente naquele que alcançou nesta vida, mais um degrau da perfeição:

Ninguém acende uma lâmpada e a cobre com um vaso ou a põe debaixo da cama; mas a põe sobre um castiçal, para iluminar os que entram.” (São Lucas 8, 16)

A luz resplandece para o justo, e a alegria é concedida ao homem de coração reto.” (Salmos 96, 11)

Portanto, sede perfeitos, assim como vosso Pai Celeste é perfeito.” (São Mateus 5, 48)

4 – Os que semelhantes por afinidade, se unem de modo mais perfeito, razão porque de todos os seres criados, só no ser humano Deus colocou sua imagem, e se uniu à ele por meio de Cristo, na comunhão entre o Divino e o humano.

Por isso, apesar de Deus amar todas as coisas, ele ama mais o ser humano no qual se vê, e dentre estes, mais se assemelha à Deus, o fiel que o infiel; o mártir que o egoísta; o caridoso que o ganancioso; o honesto que o corrupto; o inocente que o perverso; o humilde que o soberbo; o verdadeiro que o falso; o justo que o injusto; a criança que o adulto; o santo que o pecador:

O Senhor está longe dos ímpios, MAS OUVE A ORAÇÃO DOS JUSTOS”. (Provérbios 15.29)

SOBRE A BELEZA NO SER HUMANO, NO MUNDO E EM DEUS.

1Fiel é Deus, por quem fostes chamados à comunhão de seu Filho Jesus Cristo, nosso Senhor. (I Coríntios 1, 9)”

2Amor de Deus, LX cap. X I Io IV. p. 19

3Suma Teológica Livro I, Q 5º DO BEM GERAL.

4“Ele é a imagem de Deus invisível, o Primogênito de toda a Criação. (Colossenses 1, 15)”

5Boécio, anos 477-500. The Exposition of the on the Hebdomads of Boethius.

6Santo Tomás de Aquino. Suma Teológica. Livro I, Q 6. art. 3° DA BONDADE DE DEUS.