FOI DITO AO LADRÃO QUE NAQUELE MESMO DIA ESTARIA NO PARAÍSO?

1 — Parece que o ladrão arrependido[1] não iria ao Paraíso no mesmo dia em que lhe prometera Jesus (te digo: hoje estarás comigo no Paraíso, Lc 23, 43), já que desde o pecado adâmico, Deus lançou a humanidade para fora do jardim que era o Paraíso[2], fechando acesso a essa região celestial.[3] 

2 — No mais, talvez se interprete errado esse texto sagrado escrito em grego, pois nesse idioma, inexiste pontuação, podendo Cristo ter falado “te digo hoje, estarás comigo no Paraíso,” e não “te digo, hoje estarás comigo no Paraíso.

3 — Além disso, o juízo Divino não ocorre logo após a morte, mas depois da ressurreição dos corpos, no que a promessa de Cristo seria para um futuro distante e indeterminado.

MAS EM CONTRÁRIO:

 

AOS HOMENS ESTÁ ORDENADO MORREREM UMA VEZ, VINDO DEPOIS DISSO O JUÍZO,” (HEBREUS 9, 27)

 

Ora, a palavra grega “meta” (μετ) que significa “depois” ou “com” é uma preposição que implica a continuidade de uma ação logo após outra.[4]

 

SOLUÇÃO:

Paraíso é o lugar celestial no qual repousa a humanidade que cessou o conflito com Deus e consigo mesma, restaurada na harmonia com o Criador, e com ele restabelecida, por meio de Cristo, numa união plena e definitiva.[5]

É a morada dos que, como o ladrão redimido, partiram desta vida na amizade inabalável com o Salvador.[6]

Consiste na bem-aventurança do repouso das almas que atingiram a perfeição e não se sujeitam mais ao ódio ou corrupção.[7]

O lar da humanidade na qual as imperfeições e defeitos restaram reparados, permitindo-lhe conhecer, interagir e amar a Deus sem obstáculo ou separação.

É onde as almas se apresentam purificadas,[8] tornando-se plenamente agradáveis a Deus,[9] que assim, as faz partícipes da vida celestial na eternidade.

Não é um lugar no sentido topográfico, dentro da estrutura física do tempo e espaço, como nós as conhecemos.

É um ponto imaterial no universo, numa dimensão criada por Deus, que transcende ao tempo, matéria e espaço, e se destina aos que morreram com Cristo na certeza da ressurreição dos corpos no juízo final, para com ele  habitarem o Reino do Céu.[10]

Já o Reino do Céu, após o juízo final, é o destino último dos justos que habitam o Paraíso, como na oração que ele nos ensinou:

[…] VENHA NÓS O VOSSO REINO;[11]

As almas no Paraíso entram em comunhão com o CORPO DE CRISTO ressuscitado[12], e dele se nutrem de todas as suas virtudes espirituais, estando ligadas à ele de modo perpétuo para ressurreição dos corpos no fim dos tempos, inexistindo sentido alegórico nas Escrituras quando dizem:

“FORMAMOS UM SÓ CORPO EM CRISTO, E CADA UM DE NÓS É MEMBRO UM DO OUTRO.” (Romanos 4, 5)

“QUEM PERMANECER EM MIM E EU NELE, DÁ MUITO FRUTO PORQUE SEM MIM NADA PODEIS FAZER.”[13]”  (São João 15, 5)

Não há morte aos que estão em Cristo, ainda que a alma, na qual abriga a consciência, razão e vontade, se retire do corpo físico pelo processo natural de deterioração da matéria:

“EU SOU A RESSURREIÇÃO E A VIDA. AQUELE QUE CRÊ EM MIM, MESMO QUE MORRA, VIVERÁ. TU CRÊS NISSO? (São João 11, 25 e 26)”

“SABEMOS QUE TODO O TEMPO QUE PASSAMOS NO CORPO É UM EXÍLIO LONGE DO SENHOR. ESTAMOS, REPITO, CHEIO DE CONFIANÇA, PREFERINDO AUSENTAR-NOS DESTE CORPO PARA IR HABITAR JUNTO DO SENHOR. (I Coríntios 5. 6, 7 e 8)”

“POIS ESTOU PERSUADIDO DE QUE NEM A MORTE […] NOS PODERÁ SEPARAR DO AMOR QUE DEUS NOS TESTEMUNHOU EM CRISTO.” (Romanos 8. 38 e 39)”

“[…] ESTAIS EM NOSSO CORAÇÃO, CONOSCO UNIDOS NA MORTE E UNIDOS NA VIDA. (II Coríntios 7,3)” 

Recebem, tais almas, a glória e honra que dele provém, admitidas à comunhão dos santos e dos anjos, servindo a Deus com eles, enquanto felizes, aguardam a ressurreição dos corpos para o juízo final:[14]

“ESTES COM VESTES BRANCAS? QUEM SÃO, E DE ONDE VIERAM? E EU DISSE-LHE: SENHOR, TU SABES. E ELE ME DISSE: SÃO OS QUE VIERAM DA GRANDE TRIBULAÇÃO, E LAVARAM AS SUAS VESTES E AS BRANQUARAM NO SANGUE DO CORDEIRO. POR ISSO, ESTÃO DIATNE DO TRONO DE DEUS, E O SERVEM DE DIA E DE NOITE NO TEMPLO; E AQUELE QUE ESTÁ SENTADO SOBRE O TRONO OS COBRIRÁ COM A SUA TENDA. NUNCA MAIS TERÃO FOME, SEDE, NEM O CALOR DO SOL OS ABRAZARÁ, PORQUE O CORDEIRO QUE ESTÁ NO MEIO DO TRONO OS APASCENTARÁ, E LHES SERVIRÁ DE GUIA PARA AS FONTES VIVAS DAS ÁGUAS, E DEUS LIMPARÁ OS SEUS OLHOS DE TODA LÁGRIMA.” (Apocalipse 7.13-17)

Tenda, em Apocalipse 7, 15, deriva da palavra éskenoó no grego (σκηνώσει), que significa a habitação da alma, ou seja, o corpo.[15]

Assim, as almas no Paraíso, que se encontram diante do Trono de Deus, vivem e se protegem no Corpo SOBRENATURAL do Cordeiro de Deus, no qual habitam até a ressurreição dos próprios corpos.

A IGREJA, EM SUA AUTORIDADE[16], ENSINA DESDE OS TEMPPOS MAIS PRIMITIVOS QUE A LIGAÇÃO DOS SANTOS ALCANÇADA NA FÉ, E QUE OS TORNA MEMBROS DO CORPO DE CRISTO, NÃO SE EXTINGUE COM A MORTE FÍSICA; AO CONTRÁRIO, SOBREVIVE DE MODO DEFINITIVO À MEDIDA QUE OS SANTOS TROCAM ESTE CORPO NATURAL PELO CORPO DE CRISTO ATÉ O DIA DA RESSURREIÇÃO DA CARNE.” (IRINEU. Santo de Lyon, Livro I p. 64, Adversus Haereses, anos 120-180)”

O Reino de Deus é o Paraíso materializado, onde as almas reencontrarão seus corpos regenerados, e todo cosmo se harmonizará com os propósitos divinos, reencontrando a harmonia perfeita na qual o universo, outrora, fora criado.

Só os que habitam o Paraíso serão conduzidos ao Reino de Deus, aonde será possível usufruir de um mundo novo, sem desordem, finitude ou morte:

“CATECISMO N° 1060: NO FIM DOS TEMPOS, O REINO DE DEUS CHEGARÁ À SUA PLENITUDE. ENTÃO, OS JUSTOS REINARÃO COM CRISTO PARA SEMPRE, GLORIFICADOS EM CORPO E ALMA; E O PRÓPRIO UNIVERSO MATERIAL SERÁ TRANSFORMADO. DEUS SERÁ, ENTÃO, «TUDO EM TODOS» NA VIDA ETERNA.” [17]

Assim será possível usufruir de toda criação e das leis terrestres de acordo com a vontade Divina, como queria o Criador desde o início, sem inclinações ao engano, a destruição e ao desamor.

O Reino do céu é a continuação do Paraíso em sua plenitude:

“ASSIM, O SENHOR ME LIVRARÁ TAMBÉM DE TODA A OBRA MALIGNA E ME CONDUZIRÁ A SALVO PARA O SEU REINO CELESTIAL.” (II Timóteo 4, 18)

Esse reino não será apenas para almas, mas para um novo universo onde toda criação corpórea estará restaurada, transformada e em plena união com o Criador.

Nessa regeneração universal, o conceito e a natureza da matéria, do tempo e do espaço serão redefinidos.

Exemplo disso é o próprio Cristo, o primeiro dentre a humanidade à ressuscitar para eternidade, e que já está em seu Reino de Deus de corpo e alma [18], no que se responde as questões acima:

 

1 — Se a transgressão de Adão, primogênito da criação decaída[19], nos fechou acesso ao jardim celestial, Cristo, o primogênito da criação redimida[20] nos reabriu as portas desse Paraíso em sua morte.

O véu que impedia o povo de adentrar ao local mais sagrado do Templo (símbolo da proibição do acesso do pecador ao céu), rasgou-se no momento de sua morte:

“E DISSE A JESUS: SENHOR, LEMBRA-TE DE MIM, QUANDO ENTRARES NO TEU REINO. E DISSE-LHE JESUS: EM VERDADE TE DIGO QUE HOJE ESTARÁS COMIGO NO PARAÍSO. E ERA JÁ QUASE A HORA SEXTA, E HOUVE TREVAS EM TODA TERRA ATÉ A HORA NONA, ESCURECENDO O SOL.”

“E RASGOU-SE O VÉU[21] DO TEMPLO.” (São Lucas 23, 42-45)

“E, CLAMANDO JESUS COM GRANDE VOZ, DISSE: PAI, NAS TUAS MÃOS ENTREGO O MEU ESPÍRITO. E, HAVENDO DITO ISSO, EXPERIOU.”  (São Lucas 23,46)

Assim, nada mais impedia o ladrão arrependido de ser levado ao Paraíso, junto com os justos que viveram antes de Cristo, e aguardavam o seu sacrifício reabrir o céu, para serem libertados da morte, e para o Paraíso serem conduzidos.[22]

 

2 — A ausência de pontuação no grego antigo (koiné) pode criar dúvida quanto à pausa, possibilitando essa intepretação errônea […]

TE DIGO HOJE: ESTARÁS COMIGO NO PARAÍSO.” 

‘[…] como também não exclui a interpretação correta que se tem há mais de dois mil:

“TE DIGO: HOJE ESTARÁS COMIGO NO PARAÍSO.” 

A Cátedra de Pedro encerrou qualquer dúvida sobre isso.

O texto é um diálogo entre o ladrão e Cristo.

Logo, a chave para decifrar se o “hoje” se refere ao momento da proclamação (te digo hoje); ou ao fato proclamado (hoje estarás), está na dialética empregada pelos dois interlocutores, em especial, nos advérbios “QUANDO” e “HOJE.”

Dimas, discernindo no crucificado ao seu redor, o Rei dos Reis, lhe faz uma súplica para benefício futuro e incerto: 

LEMBRA-TE DE MIM, QUANDO TIVERDES ENTRADO NO TEU REINO!”

E em ato contínuo, CRISTO lhe responde PROMETENDO NAQUELE MESMO DIA SUA IDA AO PARAÍSO CELESTIAL: 

“JESUS LHE RESPONDE: EM VERDADE TE DIGO:

 

HOJE ESTARÁS COMIGO NO PARAÍSO.”

Resta claro que “hoje” é contraposição direta e certa, ao incerto e indeterminado “quando,” referindo-se ao fato proclamado, qual seja, a ida de Cristo e Dimas ao Paraíso.

Se a súplica era para um certo tempo (QUANDO); a resposta a ela também não poderia deixar de considerar o tempo no qual essa súplica seria atendida (HOJE), tornando o pleito futuro e indefinido, formulado pelo ladrão, num benefício presente e atual:

“HOJE ESTARÁS COMIGO NO PARAÍSO.”

E dúvida não há que Cristo ao morrer ascendeu ao céu:

“PAI, EM TUAS MÃOS ENTREGO MEU ESPÍRITO[23]. E QUANDO DISSE ISSO, ELE EXPIROU.” (São Lucas 23, 46)

Assim, ao ladrão arrependido fora assegurado desfrutar dos bens celestiais no Paraíso, aguardando a ressurreição do corpo para o juízo final, no que após, entrará para sempre no Reino de Deus.

 

3 — Ao ser humano, após a morte, está reservado dois juízos.

Primeiro, o particular:

“DA MESMA FORMA, COMO O HOMEM ESTÁ DESTINADO A MORRER SÓ UMA VEZ E DEPOIS DISSO O JUÍZO, ASSIM TAMBÉM CRISTO FOI OFERECIDO UMA ÚNICA VEZ, PARA TIRAR OS PECADOS DE MUITOS; (Hebreus 9:27-28) 

E, segundo, o final, também chamado juízo público ou universal:

“[…] E APARECERÁ A SEGUNDA VEZ, NÃO PARA TIRAR O PECADO, MAS PARA TRAZER SALVAÇÃO AOS QUE O AGUARDAM.” (Hebreus 9:27-28) 

“PORQUANTO FIXOU O DIA EM QUE HÁ DE JULGAR O MUNDO COM JUSTIÇA, PELO MINISTÉRIO DE UM HOMEM QUE PARA ISSO DESTINOU. PARA TODOS DEU COMO GARANTIA DISSO, O FATO DE TÊ-LO RESSUSCITADO DENTRE OS MORTOS”. (Atos 17, 31)

“EU TE CONJURO EM PRESENÇA DE DEUS E DE JESUS CRISTO, QUE HÁ DE JULGAR OS VIVOS E OS MORTOS, POR SUA APARIÇÃO E POR SEU REINO.” (II Timóteo 4, 1)

“QUANDO O FILHO DO HOMEM VIER EM SUA GLÓRIA, COM TODOS OS ANJOS, ELE SE ASSENTARÁ EM SEU TRONO DE GLÓRIA CELESTIAL. TODAS AS NAÇÕES SERÃO REUNIDAS DIANTE DELE, E ELE SEPARARÁ UMA DAS OUTRAS, COMO PASTOR, SEPARA AS OVELHAS DOS BODES. E COLOCARÁ AS OVELHAS À SUA DIREITA E OS BODES À SUA ESQUERDA. (São Mateus 25.31-33) 

O particular é a consciência intrínseca da alma quanto ao seu destino final, conforme aquilo que imediatamente recebe de Deus ao desencarnar, seja a felicidade, paz e a visão do Amor Divino ao que morre em estado de graça, passando ou não por uma purgação (I Coríntios 3. 13-15); seja a escuridão, angústia e desespero ao que morre inimigo da fé, da esperança e principalmente do Amor de Deus.

Já o juízo final será universal e público, qual se dará na segunda vinda de Cristo, quando diante dos céus e terra serão reveladas as ações, obras, palavras ou pensamentos pelos quais se condena ou salva, pois os julgamentos de Deus não são ocultos, para que passam testemunhar a todos sua justiça perfeita.[24]

E para a justiça perfeita é necessário o conhecimento público do que cada um fez de bem ou mal a si e aos outros, o que para as vítimas do mal praticado será a certeza de que Deus não as desamparou.[25]

E todo mal que se fez no oculto e ficou encoberto será revelado, para que Deus faça a reparação ao ofendido; assim como todo bem praticado em sigilo, sem vanglória ou vaidade, também será revelado para recompensa pública do benfeitor.[26]

“E TEU PAI, QUE VÊ TUDO QUE ESTÁ EM SEGREDO, TE RECOMPENSE PUBLICAMENTE.” (São Mateus 6. 1-4)

No juízo particular tomam parte apenas aos mortos; mas o final será para os mortos, e para os que ainda se acharem vivos naquele dia:

“ELES DARÃO CONTA ÀQUELE QUE ESTÁ PRONTO PARA JULGAR OS VIVOS E OS MORTOS.” (I São Pedro 4, 5)

O juízo final ou universal não muda o juízo particular aos que por ele passaram, apenas o confirma.

E quanto ao dia final, só cabe a Deus sabê-lo.

Portanto, para que a reconciliação com Deus seja perfeita:

“[…] TODOS DEVEREMOS COMPARECER DIANTE DO TRIBUNAL DE CRISTO, A FIM DE QUE CADA UM RECEBA O QUE MERECE EM RETRIBUIÇÃO PELAS OBRAS PRATICADAS POR MEIO DO CORPO, QUER SEJA O BEM, QUER SEJA O MAL.” (II Coríntios 5, 10)

 

OS SANTOS DO CÉU ESTÃO MORTOS?

 


[1] O ladrão arrependido que morre amigo de Cristo chamava-se Dimas; e o que morre lhe insultando, Gestas. (ZILLES, URBANO, Evangelhos Apócrifos, tradução e introdução de Urbano Zilles, coleção Teologia 1 17, 3 ed. Porto Alegre, EDIPUCRS, 2004, pág.197 -198)

[2]  Traduzida do grego “parádeisos”, significa parque ou jardim, lugar de alegria e harmonia entre os seres humanos entre si, e entre estes e a natureza. (DICIONÁRIO DE LÍNGUAS. Porto Editora. INFOPÉDIA)

[3] Gênesis 3, 23.

[4] https://biblehub.com/greek/strongs_3326.htm

[5] P. 16.2 § 1.721. CATECISMO.

[6] Vós sois meus amigos, se fazeis o que vos mando. Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz seu senhor. Mas chamei-vos amigos, pois vos dei a conhecer tudo quanto ouvi de meu Pai. (São João 15. 14 e 15)

[7] Deus não nos chamou para a impureza, MAS PARA A SANTIDADE. (I Tessalonicenses 4.7); “O DEUS DA PAZ VOS CONCEDA SANTIDADE PERFEITA. (I Tessalonicenses 5.23); “Segui a paz com todos, e a SANTIDADE sem a qual ninguém verá o Deus! (Hebreus 12, 14)”

[8] Bem-aventurados os puros de coração, porque verão Deus! (São Mateus 5, 8)

[9] Alguns justos, antes mesmo de experimentar a morte física, também foram dados ver o Paraíso: “Henoc agradou a Deus e foi transportado ao paraíso, para excitar as nações à penitência. (Eclesiástico 44, 16); Conheço um homem em Cristo que há catorze anos foi arrebatado até o terceiro céu. Se foi no corpo, não sei. Se fora do corpo, também não sei; Deus o sabe, foi arrebatado ao paraíso e lá ouviu palavras maravilhosas. (II Coríntios 12, 2, 3 e 4)

[10] A realeza, o império e a suserania de todos os reinos situados sob os céus serão devolvidos ao povo dos santos do Altíssimo, cujo reino é eterno e a quem todas as soberanias renderão seu tributo de obediência”. (Daniel 7, 27)

[11]  “Em verdade, em verdade vos digo, se não comerdes a carne do Filho do Homem e não beberdes o seu sangue, não tereis a vida em vós. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia.” (São João 6. 52, 53 e 54)

[12] FORMAMOS UM SÓ CORPO EM CRISTO, E CADA UM DE NÓS É MEMBRO UM DO OUTRO.” (Rm 4, 5); “SOIS O CORPO DE CRISTO, E CADA UM de sua parte, É UM DOS SEUS MEMBROS.” (I Coríntios 12, 27)

[13] Os que se nutrem validamente do sangue e da carne Divina do Cristo estarão com ele para todo sempre, em comunhão com seu Corpo Místico:

⁵³ “Jesus, pois, lhes disse: Na verdade, na verdade vos digo que, se não comerdes a carne do Filho do homem, e não beberdes o seu sangue, não tereis vida em vós mesmos.” (São João 6,53)

https://igrejamilitante.com.br/index.php/cristo-realmente-se-faz-presente-na-eucaristia-sob-as-aparencias-do-pao-e-vinho/

https://igrejamilitante.com.br/index.php/a-ceia-eucaristica-do-pao-e-vinho-e-apenas-uma-lembranca-passada/

 

[14] Ensina outra vez Santo Erineu de Lyon:

“Deus fez das nações que não tinham esperanças, co-herdeiras, co-participantes, co-corporais dos santos, para proclamar com isto, que a carne mortal se revestiu de imortalidade, de corruptível para incorruptibilidade.” (Livro I p. 64, Adversus Haereses)”

[15] Pois, enquanto permanecemos nesta tenda, gememos oprimidos: desejamos ser não despojados, mas revestidos de uma veste nova por cima da outra, de modo que o que há de mortal em nós seja absorvido pela vida. (II Coríntios 5, 4)

[16] I Tm. 3, 15. 

[17] I Coríntios 15, 28.

[18] Depois Jesus os levou a Betânia e, levantando as mãos para o céu, os abençoou. Enquanto ainda os abençoava, deixou-os e foi elevado ao céu. (São Lucas 24, 50-51)

[19] Gênesis 1, 26.

[20] “Ele é a imagem de Deus invisível, o PRIMOGÊNITO DE TODA A CRIAÇÃO.” (Colossenses 1, 15); Assim como em Adão todos morrem, assim em Cristo todos reviverão. (I Coríntios 15, 22); Como está escrito: O primeiro homem, Adão, foi feito alma vivente (Gn 2,7); o segundo Adão é espírito vivificante.* (I Coríntios 15, 45)

[21]“[…] ao interior do véu, onde Jesus, nosso precursor, entrou por nós, feito eternamente sumo sacerdote, (Hebreus 6.19,20)

[22] Por isso se diz: Subindo ao alto, levou os cativos no cativeiro, e deu dons aos homens.” (Efésios 4.8); “[…] porque não abandonarás minha alma no Hades,” (Atos 2,26-27); “Não tenha medo. Eu sou o Primeiro e o Último, 18 Vivo. eu estava morto, eis que agora estou vivo para todo sempre! eu possuo as chaves da Morte do Hades.” (Apocalipse 1, 17 e18)

Hades ou região dos mortos, também chamada Sheol, inferno (não confundir com o inferno dos condenados) era a região onde as almas de todos que morriam aguardavam vinda de Cristo para o sacrifício na cruz. Os justos, que morreram na fé na esperança e no amor a Deus, seriam libertados para o Paraíso por ocasião do sacrifício de Cristo; enquanto os que negaram a fé, e não viveram a esperança e o amor a Deus continuarão cativos, aguardando a ressurreição para juízo final, no qual serão condenados definitivamente:

Assim, sabe o Senhor livrar da aflição os piedosos, e reservar os injustos para o dia do juízo, para serem castigados; (II São Pedro 2,9)

[23] https://igrejamilitante.com.br/index.php/o-que-e-a-alma/

[24] Porque não há nada oculto que não venha a ser revelado, e nada escondido que não venha a ser conhecido e trazido à luz.” (São Lucas 8. 17)

[25]“Vi também tronos, sobre os quais se assentaram aqueles que receberam o poder de julgar: eram as almas dos que foram decapitados por causa do testemunho de Jesus e da Palavra de Deus;” (Apocalipse 20, 4)

“Não sabeis que os santos julgarão o mundo?” (I Coríntios 6, 2)

[26] Feliz o justo, para ele o bem; ele comerá o fruto de suas obras. (Isaías 3, 10)

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