POR QUE A ANUNCIAÇÃO À VIRGEM PRECISAVA TER SIDO FEITA POR UM ANJO?

1 – Aparentemente, era desnecessário que o nascimento de Cristo fosse anunciado à Virgem por meio do anjo Gabriel. Ora, assim como os seres angelicais, os profetas são mensageiros da vontade e dos atos Divinos, e se outrora, anunciaram que Deus num futuro daria um Messias à humanidade1, também poderiam proclamar a chegada deste Messias ao mundo, anunciando a Maria sua gravidez Divinal.

2 – Recorda-se que os anúncios da vinda do Filho de Deus ao mundo sempre se deram por meio dos profetas, sacerdotes e reis de Israel,2 jamais pelos seres angelicais.

Mas em contrário, como ensinou um santo filósofo da Igreja, em Deus não há acidentes3, o que implica dizer que Ele não faz, não ordena, não orienta, não realiza e nem traz em si nada desnecessário ou, aleatoriamente, sem propósito concreto, certo e específico.

SOLUÇÃO: O encontro de um anjo com uma virgem chamada Eva, na qual não se achava mácula, anunciou para o mundo a chegada da perdição, do desamor, da falsidade e da morte.4 Já o encontro de outro anjo com uma Virgem chamada Maria, na qual também não se achava mácula, anunciou ao mundo o Caminho, o Amor, a Verdade e a Vida.5

Se o pecado surgiu do conluio entre o anjo e a mulher, a redenção, além de salvar a humanidade, haveria ainda de reparar a dignidade da natureza angélica, desonrada pelo anjo que anunciou a Eva que o mal era possível. Por isso, outro anjo haveria de anunciar a Maria que a salvação se tornara uma realidade6, no que se responde as questões acima.

1 – A natureza angelical deu conhecimento a Eva do pecado, como deu ciência a Maria da salvação. Tanto a Eva, quanto a Maria livremente aceitaram as realidades anunciadas pelos anjos, quais sejam, a transgressão e a redenção humana, respectivamente. Eva, aceitando, tornou-se mãe do pecado7, e, portanto, mãe de toda humanidade condenada. Maria, aceitando, tornou-se bendita dentre todas as mulheres por tornar-se Mãe da Salvação8, posto ser Mãe do Salvador, sendo este, a redenção em Pessoa, tornando-se Mãe de toda humanidade que ressuscitará salva no Filho Divino que fora crucificado e ressuscitou, humanidade esta, reunida no Corpo de Cristo, chamado Igreja.9 Assim, a anunciação a Maria haveria de ter sido realizada pelo anjo Gabriel, para que a dignidade dos anjos, outrora manchada pelo anjo que se mostrou em forma de serpente à virgem Eva, fosse restaurada por meio do anjo que se apresentou como um feixe de luz, a virgem Maria. Por isso, ensina a Igreja que Maria, a virgem imaculada criada por Deus na terra, era figura restaurada de Eva, a virgem imaculada criada por Deus no paraíso: “COMO POR UMA VIRGEM CAIU O GÊNERO HUMANO, ASSIM VEIO TAMBÉM A SALVAÇÃO POR UMA OUTRA VIRGEM ”  “Assim como EVA FOI SEDUZIDA PELA FALA DE UM ANJO E SE AFASTOU DE DEUS, transgredindo a sua palavra, MARIA RECEBEU A BOA NOVA DA BOCA DE UM ANJO, E TROUXE DEUS EM SEU VENTRE, obedecendo à sua palavra. Uma deixou-se seduzir de modo a desobedecer a Deus, a outra se deixou persuadir a obedecer a Deus, para que, da virgem Eva, a Virgem Maria se tornasse advogada; e assim, o pecado do primeiro homem foi curado pela correção de conduta do Primogênito e a astúcia da serpente, vencida pela simplicidade da pomba: Por tudo isso, foram rompidos os vínculos que nos sujeitavam à morte.” (IRINEU, Santo. Contra as Heresias. Livro V, 19,1, p. 569, anos 130-220)

2 – Há de se distinguir as proclamações de fato futuro (profecias) das proclamações de fato iminente, em vias de acontecer no presente (anúncio). Realmente as profecias sobre a vinda do Messias foram dadas pelos lábios santos dos profetas, sacerdotes e reis. Todavia, proclamar o nascimento de Cristo incumbia aos anjos pelas razões acima exposta. Confirma-se isso, por que também a RESSURREIÇÃO de Cristo, que é uma espécie de RENASCIMENTO (pois quem ressuscita renasce para vida), fora anunciada as mulheres por anjos – ELE NÃO ESTÁ AQUI, RESSUSCITOU!10, de igual modo o anjo Gabriel anunciou a Mulher, Maria, que ela conceberia, sendo a ressurreição uma figura da própria anunciação.

1 Como profetizado por Isaías: “Por isso, o próprio Senhor vos dará um sinal: UMA VIRGEM conceberá e DARÁ À LUZ UM FILHO, e o chamará ‘DEUS CONOSCO’. (Isaías 7, 14)”

2 Como profetizou o rei Davi:”[…] de glória e honra o coroastes. Destes-lhe poder sobre as obras de vossas mãos, VÓS LHE SUBMETESTES TODO O UNIVERSO” (Salmo 8. 6)” […]vós o fizestes quase igual aos anjos, de glória e honra o coroastes.” (Salmo 8. 6)

3 Conforme Boécio, a natureza de Deus é insuscetível de ter ou realizar acréscimos acidentais de coisas desnecessárias. Sendo PERFEITO, em Deus nada falta, e nada excede. Conforme ainda Santo Tomás de Aquino, na Suma Teológica, Q III, art. 6 Livro Ia parte – Se em Deus há acidentes.

4 Gn 3. 17-19.

5 “Eu sou o Caminho, a Verdade, a Vida. Ninguém vem ao Pai, senão por mim. (São João 14. 6)

6 “E Maria disse: “Minha alma glorifica ao Senhor, meu espírito exulta de alegria em Deus, meu Salvador, (São Lucas 1. 46 e 47)

7“Adão pôs à sua mulher o nome de Eva, porque ela era a mãe de todos os viventes. (Gênesis 3, 20)”