BATIZAMOS PARA BUSCAR A SALVAÇÃO OU SOMOS SALVOS PARA DEPOIS BATIZAR?

1 – Muitos dos que protestam contra a Igreja ensinam que o Batismo só é possível após o indivíduo “aceitar Jesus,[1] ” do que se pode entender dessa expressão lacônica como “ alcançar a salvação”.

2 – No mais, afirmam que batizamos por estarmos salvos, e não para nos salvarmos, vez que a salvação é obra de Cristo, e não do Batismo.[2]

3 – Por fim, afirmam que o Batismo é só uma espécie de manifestação da fé, razão porque ninguém pode ser batizado se não tiver realmente alcançado a salvação em Cristo.

Mas do contrário, os meios são acessórios dos fins, como o ponto de partida e a caminhada são acessórios do mais importante que é a chegada.

SOLUÇÃO: Os que ensinam que há de se alcançar o estado da salvação para só após batizar, ensinam contra as Escrituras, pois Cristo não é meio para o Batismo, nem para qualquer outra coisa, “PORQUE DELE E POR ELE, E PARA ELE SÃO TODAS AS COISAS. ” (Romanos 11. 36), porque “TUDO FEZ O SENHOR PARA SEU FIM. ” (Provérbios 16. 4), no que se responde as questões acima.

1 – Não se recebe Cristo para batizar, mas batizamos para recebê-lo, pois o fim é sempre superior ao meio. Além disso, para recebê-lo, primeiramente, há de se nascer dele, o que só ocorre quando recebemos o sacramento das águas. Quem nasce dos pais terrenos, deve também nascer do Pai Celestial, e só há novo nascimento pelo Batismo que inaugura a vida cristã, produzindo os frutos necessários ao progresso da fé rumo à caridade, para que, atingindo a beatitude e remissão dos pecados, se possa ao fim da  jornada da vida encontrar e contemplar Deus em seu reino eterno[3]: “ACHEGUEMOS A ELE COM o coração sincero, com plena firmeza da fé, o mais íntimo da alma ISENTO de toda mácula de PECADO e O CORPO LAVADO COM ÁGUA PURIFICADORA.” (Hebreus 10, 22)

2 – Não é uma coisa o Batismo e outra Cristo, pois o sacramento da água é um sinal material da humanidade redentora do próprio Cristo onipresente entre nós,[4] a qual nos une ao seu sacrifício na cruz para morrermos como ele, e nele, a fim de que também possamos com ele, e nele, ressuscitar.[5] Só há Batismo em Cristo, e não há Batismo sem Cristo, razão porque, se o Batismo retira sua eficácia de Cristo, recebemos Cristo no Batismo para que alcancemos a nossa salvação[6], e como diz a Escritura, todos que foram batizados, foram batizados em sua morte para que possam usufruir da sua ressurreição.[7] Por isso, a Igreja mantém-se fiel ao ensino que recebeu dos apóstolos: “Ele NOS SALVOU MEDIANTE O BATISMO DE REGENERAÇÃO E RENOVAÇÃO pelo Espírito Santo. (Tito 3, 5)”

3 – O Batismo é só um,[8] mas as manifestações da fé por atos, pensamentos e palavras, devem ser muitas, e contínuas durante toda vida. Se o Batismo é conformação da nossa natureza à morte de Cristo, e se Cristo morreu uma só vez, por óbvio que só se batiza uma vez.[9] Logo, se o Batismo fosse apenas manifestação de fé, haveriam outras formas de manifestá-la que não fosse o Batismo, o que tornaria desnecessário o ato de batizar. Por fim, o juízo da salvação só cabe a Deus após a morte do indivíduo, razão porque, a depender desse critério ninguém poderia batizar ou ser batizado.

[1] Segundo os que vieram de uma seita chamada “anabatismo” o Batismo só pode ser ministrado aquele que atingiu a plenitude da fé, da obediência a Deus. (Declaração da Fé Batista, ano 1.689, Londres. Cap. 29, iten 2)

[2] Segundo ainda estes, o Batismo é apenas um ato simbólico, não tendo nenhum efeito no plano da salvação. (Declaração da Fé Batista, ano 1.689, Londres. Cap. 29, iten 1)

[3] “Quem não NASCER DE NOVO NÃO PODERÁ VER O REINO DE DEUS; (Jo 3.4) “Quem não RENASCER da ÁGUA e do Espírito não poderá entrar no reino de Deus. (Jo 3, 5)”

[4] “Ei-lo Jesus, AQUELE QUE VEIO PELA ÁGUA.” (I Jo 5.6) “[…] fostes batizados, fostes revestidos de Cristo. (Gálatas 3, 20)”