POR QUE DEUS AMA MAIS AOS MAIS PERFEITOS?

Sendo Deus o AMOR PERSONIFICADO, é necessário que admitamos que Deus ama a humanidade de modo universal.

O ato de amar pressupõe o máximo bem-querer ao ser amado.

O fato do Criador ter revelado que nos deseja eternamente ao seu lado em estado de felicidade, sem tristezas, dores, perdas, morte ou ódio, usufruindo da plenitude de sua beleza e bondade já provaria esse Amor. Todo amor implica na união com o ser amado, e tal é o princípio basilar da nossa comunhão com Deus: “Fiel é Deus, por quem fostes chamados à comunhão de seu Filho Jesus Cristo, nosso Senhor. (I Coríntios 1, 9)”

Como ensinou São Francisco de Sales:

[…] se houvesse uma infinita Bondade com a qual não tivéssemos nenhuma relação, e com quem não pudéssemos ter nenhuma comunicação, não a amaríamos, porque amor se diz união. ” (Amor de Deus, LX cap. X I Io IV. p. 19)

Ninguém deseja a infelicidade de quem ama, pois o verdadeiro Amor “[…] visa o bem geral e absoluto.1

Para demonstrar esse Amor, é que Deus, regredindo à nossa condição humana, ofertou sua própria vida para que o caminho da bem aventurança eterna, outrora fechado por nossas transgressões, nos pudesse ser reaberto.2 Ofertou-se em sacrifício desonroso na cruz, porque ao contrário do “amor romântico” que se deleita nos afetos e prazeres, no Amor virtuoso, aquilo que é para o Bem coletivo terá prioridade sobre o Bem individual, como na escassez de comida, quando um pai deixa de comer para que seus filhos possam se alimentar.

Amar como Deus nos ama, implica alegrarmos pela vida eterna junto Dele, e daqueles a quem amamos.

Este é o ápice da Caridade.

Todavia, se depois do pecado3 nos tornamos maus e impuros, por que ou o que  nos torna ainda passíveis do amor e da bondade de Deus? O mesmo ser Divino que disse pelos profetas amar todas as coisas que criou,4 também disse abominar o pecado. E abominar o pecado, implica abominar também ao pecador que a ele voluntariamente adere, posto que o pecado só pode existir no ato do ser pecante, tornando uno, numa só coisa o pecado e o pecador:

“[…] o Altíssimo ABOMINA OS PECADORES, e exerce VINGANÇA SOBRE OS ÍMPIOS. (Eclesiástico 12, 7)”

Se a maior expressão do Amor está na comunhão, é certo que “[…] longe do Todo Poderoso está toda iniquidade! (Jó 34, 10) ”

“[…] vós não sois um Deus a quem agrade o mal, o mau não poderia morar junto de vós; os ímpios não podem resistir ao vosso olhar. DETESTAIS A TODOS OS QUE PRATICAM O MAL, fazeis perecer aqueles que mentem, O HOMEM CRUEL E DOLOSO NOS É ABOMINÁVEL, ó Senhor.” (Salmo 5. 5, 6 e 7)

Por ser Deus, Amor, de certo que NÃO podemos encontrar Amor e Bondade fora de Deus.

Apenas o Amor tem mérito suficiente para amar e ser amado, razão porque, só é possível amarmos em Deus, e sermos amados Nele. Em suma, só podemos amar de verdade se estivermos em Deus, e só poderemos ser amados se Deus estiver em nós, porquanto em todo universo só Deus é verdadeiramente digno para amar e ser amado.

Só Deus é amor e bondade em essência, sendo que os demais seres são bons por participação Nele. ” (Boécio, anos 477-500. The Exposition of the on the Hebdomads of Boethius)

A bondade da criatura não é a essência mesma, mas algo acrescentado. ” (Santo Tomás de Aquino. Suma Teológica. Livro I, Q 6. art. 3° DA BONDADE DE DEUS)

Só podemos amar Deus e nas coisas por Ele, e Nele divinizadas. Assim, Ele não ama o homem por sua natureza animal, mas o ama naquilo que é Divino, e fora colocado em humanidade que é a IMAGEM E SEMELHANÇA do próprio Deus:

Quando Deus criou o homem, ELE O FEZ À IMAGEM DE DEUS. (Gênesis 5, 1)”

Todo amor se expressa em forma de beleza, posto ser Bela toda imagem de Deus: “O escultor em madeira estica o cordel, traça o esquema a lápis, desbasta a imagem com o cinzel, mede-a com o compasso; DÁ-LHE FORMA HUMANA, FÁ-LA UM BELO TIPO DE HOMEM, para colocá-la numa casa. (Isaías 44, 13)”

Em sua essência puramente animal, nenhum homem é bom por sua própria bondade.

Deus ama nos seres humanos unicamente a imagem que Ele vê de si próprio.

Não por outra razão, ensinou a Igreja por Santo Agostinho, que Deus “[…] cuida de todas as criaturas; e dentre estas, ele ama as criaturas racionais, e dentre as racionais, as que estão unidas como membros ao seu unigênito. E ama muito mais ainda ao seu próprio unigênito.”5

Compreendendo que Deus ama exclusivamente a sua imagem que está em nós, quanto mais nítida, límpida e reluzente essa imagem, mais intenso será esse amor. Deus fez o homem a sua imagem. E é nessa imagem que Deus nos ama, pois sendo Deus o esplendor da perfeição, é certo que Ele ama sua imagem porque no universo, além Dele, só há a sua Imagem como digna de ser amada. Deus ama o ser humano porque neste repousa sua imagem.

O amor incondicional de Deus não pode estar dissociado do seu reflexo que em nós cultivamos pela fé,  mediante a santidade e a caridade.

Quanto mais Deus vê em nós a sua imitação, mais ele ama o que vê, e desta maneira mais amados somos.

É a busca pela santidade que fez com que essa imagem de Deus em cada indivíduo se mostre de forma mais visível. Ora, se é o pecado que nos separa de Deus, ofuscando em nós a sua imagem Divina, é certo que o antídoto contra o pecado, que é a inclinação do ser à perfeição, restabelece nele o reflexo de Deus:

O pecado nos esconde de Deus:

Minha carne se cobre de podridão e de imundície. (Jó 7, 5)”

O caminho da santidade, que traz por consequência o abandono e a detestação ao pecado, deixa Deus mais evidente e descoberto naquele que alcançou nesta vida, mais um degrau da perfeição:

Ninguém acende uma lâmpada e a cobre com um vaso ou a põe debaixo da cama; mas a põe sobre um castiçal, para iluminar os que entram. (São Lucas 8, 16)”

“Não pretendo dizer que já alcancei (esta meta) e que cheguei à perfeição. Não. Mas eu me empenho em conquistá-la, uma vez que também eu fui conquistado por Jesus Cristo. (Filipenses 3, 12)”

A luz resplandece para o justo, e a alegria é concedida ao homem de coração reto. (Salmos 96, 11) “Portanto, sede perfeitos, assim como vosso Pai Celeste é perfeito. ” (São Mateus 5, 48)”

Conforme ensinou Santo Tomás de Aquino:

É necessário admitir que Deus mais ama os seres melhores, pois amar mais a um que outro, significada querer-lhe um Bem maior, por onde, são melhores aqueles aos quais quer maior Bem. (Suma Teológica. Q 20, art. 4º Do Amor de Deus)

Por isso, Deus mais ama o fiel que o infiel; o mártir que o egoísta; o caridoso que o ganancioso; o inocente que o perverso; o humilde ao soberbo; o verdadeiro ao falso, e o justo acima do injusto:

Senhor está longe dos ímpios, mas ouve a oração dos justos”. (Provérbios 15.29)

Dentre os que o seguiram, amou mais São Pedro, porque Cristo viu neste disposição incessante para o árduo serviço pastoral, a sua pedra bruta, cujo nome trocara para representar tal atributo:

“Escolheu estes doze: Simão, A QUEM PÔS O NOME DE PEDRO; (São Marcos 3, 16)” “E EU TE DECLARO: TU ÉS PEDRO, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja; as portas do inferno não prevalecerão contra ela. (São Mateus 16, 18)”

“Tendo eles comido, Jesus perguntou a Simão Pedro: “Simão, filho de João, amas-me mais do que estes? Respondeu ele: Sim, Senhor, tu sabes que te amo”. Disse-lhe Jesus: APASCENTA OS MEUS CORDEIROS. (São João 21, 15) Perguntou-lhe outra vez: Simão, filho de João, amas-me? Respondeu-lhe: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe Jesus: APASCENTA OS MEUS CORDEIROS. (São João 21, 16) Perguntou-lhe pela terceira vez: Simão, filho de João, amas-me? Pedro entristeceu-se porque lhe perguntou pela terceira vez: Amas-me? E respondeu-lhe: Senhor, sabes tudo, tu sabes que te amo. Disse-lhe Jesus: APASCENTA OS MEUS CORDEIROS. (São João 21, 17)”

Entre Pedro e João, amou mais São João, pois dos Apóstolos, este, por sua coragem, esteve sempre ao lado de Jesus, seguindo-no até o fim da jornada, onde obteve a visão contemplativa do Amor Divino na cruz. Por isso, deu-lhe Cristo o honroso TÍTULO DE IRMÃO, por filiação sacerdotal da Santíssima Virgem:

“[…] achava-se reclinado SOBRE O PEITO DE JESUS UM DOS DISCÍPULOS, AQUELE A QUEM JESUS AMAVA.6 (São João 13, 23) “Jesus, vendo ali sua mãe, e ao lado dela o discípulo a quem ele amava, disse a sua mãe: MULHER, EIS AÍ O TEU FILHO. E depois de consumida esta minha pele, então fora da minha carne verei a Deus; então disse ao discípulo: EIS AÍ TUA MÃE. E desde aquela hora o discípulo a recebeu em sua casa.  Vê-lo-ei ao meu lado, E OS MEUS OLHOS O CONTEMPLARÃO, e não mais como adversário. O meu coração desfalece dentro de mim! (São João 19,26-27)

Dos nascidos da natureza ordinária, mais amou João Batista pela humildade, pois sendo porta-voz profético do Filho de Deus, nunca quis tomar-lhe o lugar, razão porque, desejou Jesus que fosse ele o precursor do Batismo sacramental que seria instituído após a crucificação:

“Eu vos batizo com água, em sinal de penitência, MAS AQUELE QUE VIRÁ DEPOIS DE MIM É MAIS PODEROSO DO QUE EU, E NEM DOU DIGNO DE CARREGAR SEUS CALÇADOS. Ele vos batizará no Espírito Santo e em fogo. (São Mateus 3. 11) “Da Galileia foi Jesus ao Jordão ter com João, a fim de ser batizado por ele. João recusava-se: “EU DEVO SER BATIZADO POR TI E TU VENS A MIM!” Mas Jesus lhe respondeu: “Deixa por agora, pois convém cumpramos a justiça completa”. Então, João cedeu. (São Mateus 3. 13-16) “Ele fez esta declaração que confirmou sem hesitar: – EU NÃO SOU O CRISTO.” (São João 1. 20)

“João dá testemunho dele, e exclama: “Eis aquele de quem eu disse: O QUE VEM DEPOIS DE MIM, É MAIOR DO QUE EU PORQUE EXISTIA ANTES DE MIM. (São João 1. 15)  “IMPORTA QUE ELE CRESÇA E QUE EU DIMINUA”. (São João 3, 30)” “Em verdade eu (JESUS) vos digo: ENTRE OS FILHOS DAS MULHERES, NÃO SURGIU OUTRO MAIOR QUE JOÃO BATISTA.” (São Mateus 11. 11)

Em relação a todos os membros do corpo de Cristo, amou mais Maria, pois se a intensidade do amor é medida pelo Bem Maior que se deseja, e se depositada no ser amado, as Graças extraordinárias recebidas pela Virgem excedem ao de qualquer mortal, pois só ela pôde dizer se si mesma, pela autoridade do Espírito Santo:

O Senhor fez maravilhas em mim! (São Lucas 1. 49)

Ninguém, dentre os meros mortais, creu mais, obedeceu mais, deu-se mais a Deus que ela, razão porque, dela fora profetizado que Deus a livraria antecipadamente da inclinação e das penas do pecado:

“De longe me aparecia o Senhor: AMO-TE COM AMOR ETERNO, e por isso a ti ESTENDI O MEU FAVOR. Reconstruir-te-ei, E SERÁS RESTAURADA, Ó VIRGEM DE ISRAEL! (Jeremias 31. 3) “E Maria disse: “Minha alma glorifica ao Senhor, meu espírito exulta de alegria em Deus, meu Salvador, porque olhou para sua pobre serva. Por isso, desde agora, ME PROCLAMARÃO BEM AVENTURADA TODAS AS GERAÇÕES,” (São Lucas 1. 46-48)

Aquele que é mais amado, será sempre o mais honrado.

Por fim, dentre todo gênero humano, dentre os já nascidos ou ainda por nascer, Deus ama infinitamente mais a Cristo, o Verbo Encarnado, DEUS FEITO HOMEM pois é certo que para morrer por toda humanidade, teria Ele que ser infinitamente melhor que todo gênero humano.

Só Cristo é a imagem do Pai, não em semelhança, mas em autenticidade. IMAGEM PERFEITA, que nada falta, nada excede:

Ele é a imagem de Deus invisível, o Primogênito de toda a Criação. (Colossenses 1, 15) “

Deus ama mais a Cristo, não somente mais que todo o gênero humano, mas, mais que toda universalidade das criaturas, pois, quis-lhe maior Bem, e deu-lhe um Nome Superior a qualquer outro nome, como VERDADEIRO DEUS.” (Suma Teológica, Santo Tomás de Aquino, Livro I Q 6º art. 4º Deus Ama Sempre os Seres Melhores)

É na imagem de Deus que reside o ato Divino de amar e ser amado, e como a imagem do Amor é sempre Bela, é preciso buscar e ver o reflexo de Deus no mundo, nas obras da criação, na ciência e nas artes, e por fim, no próprio homem, para só então, entender que só podemos Amar ao divinamente Belo.

1 Suma Teológica Livro I, Q 5º DO BEM GERAL.

2 Com efeito, de tal modo Deus amou o mundo, que lhe deu seu Filho único, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna. (São João 3, 16)”

3 Não quem faça o bem, não nem um . (Romanos 3. 11

4 Porque amais tudo que existe, e não odiais nada do que fizestes, porquanto, se o odiásseis, não o teríeis feito de modo algum. (Sabedoria 11, 24)”

5 Comentários ao Evangelho de São João (Tratado Joanino)

6 Santo Agostinho diz sobre São João, que “ele foi escolhido por Nosso Senhor sendo virgem e sempre se conservou assim.” (…) Cristo agradou-se em escolher uma Mãe virgem, um precursor virgem e um discípulo favorito virgem. Sua Igreja só admite aqueles que vivem em perfeita castidade para servi-Lo em Seu sacerdócio, onde eles diariamente tocam e oferecem Sua carne virginal sobre o altar”.

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