O ESPÍRITO SANTO É DEUS PERSONIFICADO NO AMOR

A virtude do AMOR liga não apenas as três Pessoas da Trindade, mas estas com suas criaturas.

Não por outra razão é o ESPÍRITO SANTO, o AMOR DIVINO PERSONIFICADO.

Ele é uma das três PESSOAS DIVINAS, distinta, mas unida ao PAI e ao FILHO, tendo participado, tanto da CRIAÇÃO quanto da SALVAÇÃO, tendo em sua essência a mesma substância1 Divina ingênita e eterna do Pai e do Filho, expressa pelos Atributos da Onisciência, Onipresença e Onipotência, os quais são privativos da Divindade. Certamente que quando o Pai criava todas as coisas, “[….] o seu ESPÍRITO DIVINO pairava sobre as águas.” (Gênesis 1.3) E na criação do ser humano se tem a ação criacionista descrita no plural: “Então Deus disse: FAÇAMOS O HOMEM à nossa imagem e semelhança.  ” (Gênesis 1. 26) ”

O ESPÍRITO SANTO ME FEZ, e a inspiração do Todo Poderoso me deu vida. (Jó 33.4)”

“Pelo SEU ESPÍRITO, ornou os Céus e a terra; a sua mão formou a serpente enroscadiça. (Jó 26.13)”

No plano da salvação, atuou o Espírito Santo de maneira pessoal, especial e exclusiva, gerando o Verbo Encarnado, o qual seria nosso sacrifício de redenção eterna: “Não temas receber Maria, tua Mulher, porque o nela está gerado É DO ESPÍRITO.” (São Mateus 1. 20)

Se o Filho procede do Pai, como IMAGEM PERFEITA, o Espírito Santo procede tanto do Pai, quanto do Filho pelo afeto que um manifesta pelo outro. Sendo lícito dizer que Pai e Filho se amam reciprocamente pelo Espírito Santo, é correto também afirmar que o Espírito Santo é o próprio AMOR DIVINO EM PESSOA: “O PAI AMA PELO ESPÍRITO SANTO, não só o FILHO, mas também a si mesmo.” (Suma Teológica, art. 2º Q 37 L Ia, Santo Tomás de Aquino)

No Espírito Santo, foi “[…] O AMOR DE DEUS derramado em nossos corações.” (Romanos 5. 5)

Todas as Graças que Cristo nos concede pelo sacrifício da Cruz só nos chegam pelo Consolador2 o qual nos convence do pecado e do juízo de Deus:

“[…] ele nos salvou mediante o batismo da regeneração e renovação PELO ESPÍRITO SANTO. (Tito 3, 5)

“[…] santificados PELO ESPÍRITO, para obedecer a Jesus Cristo E RECEBER A SUA PARTE DA ASPERSÃO DO SEU SANGUE. A graça e a paz vos sejam dadas em abundância. (I São Pedro 1, 2)

“Mas vós, caríssimos, edificai-vos mutuamente sobre o fundamento da vossa santíssima fé. ORAI NO ESPÍRITO SANTO. (São Judas 1, 20) ”

O que define o ser como Pessoa é a capacidade da prática dos atos nocionais, e o que define como Divindade são os atributos da Onisciência, Onipresença e Onipotência, trazendo em si o ESPÍRITO SANTO todos esses atributos, tal como o Pai e o Filho.

Pessoa é todo indivíduo de essência racional.

Por esta essência da razão lhe é facultado interagir com outros seres racionais, e dessa relação surgem os atos nocionais que são  as manifestação de vontade livre, consciente e personalíssima. Por isso o ESPÍRITO SANTO interage conosco, fazendo-nos promessas: “De sorte que, exaltado pela destra de Deus, e tendo recebido do Pai a PROMESSA DO ESPÍRITO SANTO, derramou isto que vós agora vedes e ouvis.” (Atos dos Apóstolos 2.33), e entristecendo-se: “E não ENTRISTECEIS o ESPÍRITO SANTO de Deus.” (Efésios 4.30)  Partilhando a sua sabedoria e dons (Hebreus 2.4), sendo também por Ele que nos é dada a Palavra de Sabedoria. (I Coríntios 12.8)

Pelo Espírito somos santificados, “[…] segundo o ESPÍRITO DE SANTIFICAÇÃO. ” (Romanos 1.4) 

Ele nos ensina a rezar, e intercedendo por todos nós: “O ESPÍRITO ajuda a nossas fraquezas, porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o ESPÍRITO INTERCEDE POR NÓS com gemidos inexprimíveis. ” (Romanos 8.26)

Além disso, o ESPÍRITO SANTO ou AMOR são NOMES PRÓPRIOS, identidades não se outorgam, senão a indivíduos ativos (PESSOAS), no propósito de distingui-la de outras Pessoas de sua mesma Natureza. Por essa razão, Filho e Pai têm nomes distintos, Emanuel (Mt 1.23) e Javé (Gn 15.8), respectivamente.

Em Nome do Espírito Santo também se expulsa demônios: “[…] se eu expulso os demônios PELO ESPÍRITO DE DEUS, é conseguintemente chegado a vós o Reino de Deus. ” (São Mateus 12, 28)

Há uma personalidade nominalmente identificada no Espírito Divino, tanto que Cristo ordenou o Batismo em NOME DO ESPÍRITO SANTO: “[…] batizai-as em NOME DO PAI; DO FILHO E DO ESPÍRITO SANTO. (São Mateus 28.19) ”

Pela onisciência o Espírito Santo conhece a Deus e as coisas de Deus plenamente: “[…] também ninguém sabe as coisas de Deus, SENÃO O ESPÍRITO DE DEUS. ” (I Coríntios 2, 11)

Só sendo Deus, para conhecer em plenitude as coisas Divinas. Em sua Onipotência, incumbiu-lhe promessa da salvação, além de colaborar na economia sacramental, e gerar o salvador no ventre da Virgem: “Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os EM NOME DO Pai, e do Filho, e do ESPÍRITO SANTO. ” (São Mateus 28.19) “Ora, o nascimento de Jesus Cristo foi assim: Que estando Maria, sua mãe, desposada com José, antes de se ajuntarem, achou-se ter CONCEBIDO DO ESPÍRITO SANTO. (São Mateus 1.18) ”

O ESPÍRITO SANTO possui um intelecto superior que o torna capaz de compreender quando está sendo honrado ou desonrado, e quando desonrado pela BLASFÊMIA, é dito que ao pecador NÃO HAVERÁ PERDÃO: Por isso, eu vos digo: todo pecado e toda blasfêmia serão perdoados aos homens, mas a BLASFÊMIA CONTRA O ESPÍRITO SANTO não lhes será perdoada. (São Mateus 12, 31)

Ora, só se blasfema contra DEUS, razão porque, não se pode duvidar que o Espírito Santo é uma Pessoa Divina.

Por fim, é dito que o Espírito é eterno, sendo a eternidade pressuposto da ONIPOTÊNCIA, pois só quem É, e SERÁ para sempre, pode estar em todos os lugares, simultaneamente, inclusive, habitando em cada um de nós ao mesmo tempo: “Não sabeis vós que sois o templo de Deus, e que o ESPÍRITO DE DEUS habita em vós? (I Coríntios 3, 16) O DEUS ETERNO TE SEJA POR HABITAÇÃO, e por baixo de ti estejam os braços eternos; e ele lance o inimigo de diante de ti e diga: Destrói-o.” (Deuteronômio 33.27)

Ensinou Santo Atanásio:

“A FÉ CATÓLICA consiste adorar um só Deus em três Pessoas, e três Pessoas em um só Deus. Sem confundir as Pessoas, nem separar as substâncias. Porque aquele que não a professar, integral e inviolavelmente, perecerá sem dúvida, por toda eternidade. Quem quiser se salvar, deve antes de tudo professar a fé Católica. (In O Credo de Atanásio, Quicumque Vult, anos 296 a 373, art. I, II, II e IV)

EXPLICANDO A SANTÍSSIMA TRINDADE


1 Substância, segundo Aristóteles, é o elemento invisível no qual o ser é formado, sendo a sua prórpia essência e natureza, sem o qual, o ser não é. (Metafisica Livro I)

2 São João 14.16.

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